Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7197
metadata.dc.type: article
Title: Uma prática performática na dança-teatro: o uso de experiências pessoais como dramaturgia e como processo formativo.
metadata.dc.creator: Cabral, Jeferson de Oliveira
Santos, Vera Lúcia Bertoni dos
Abstract: O artigo reflete sobre o processo artístico do grupo alemão de dança-tea-tro, Wuppertal Tanztheater, dirigido pela coreógrafa Pina Bausch. O foco da escri-ta está na criação de dramaturgia atra-vés de experiências pessoais do grupo. Os estudos referentes à dança-teatro de Bentivoglio (1994), Fernandes (2000) e Galhós (2010) são aportes centrais para o entendimento desta vertente artística, assim como as noções de experiência de Larrosa (2011). Na metodologia são uti-lizadas referências teóricas, vídeos, ima-gens e interpretação de depoimentos dos membros do grupo e de Bausch. As reflexões possibilitam inferir que a indi-vidualidade de cada bailarino/ator é es-sencial no trabalho do Wuppertal, pois os espetáculos são criados coletivamente, mas a partir de experiências pessoais, da vida cotidiana dos seus integrantes.
Keywords: Dança-teatro
Dramaturgia
Wuppertal Tanztheater
Experiência
Pina Bausch
Dance theater
Dramaturgy
Experience
metadata.dc.language: por
Publisher: UDESC
Citation: CABRAL, Jeferson de Oliveira ; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Uma prática performática na dança-teatro: o uso de experiências pessoais como dramaturgia e como processo formativo. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 242-252, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017242. Acesso em: 2 de março de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5965/1414573101282017242
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7197
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dança: Artigos avaliados por pares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma_pratica_performatica_na_danca_teatro.pdf237,44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons