Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7203
metadata.dc.type: article
Title: Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo.
Other Titles: The somatic education perspective in the curriculum of primary and secondary school: dance and power relations in the body.
metadata.dc.creator: Falkembach, Maria Fonseca
Abstract: O processo recente de inserção da dança como componente curricular obri-gatório no ensino de Arte na escola apre-senta tensões que evidenciam desalinho entre os saberes da dança e os saberes escolares. O texto reflete sobre os pro-blemas enfrentados por uma professora de dança, cuja prática artística emerge da perspectiva da educação somática, ao compor o currículo em uma escola pública no Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos em uma pesquisa com base na Etnografia Performativa e analisados desde as ferramentas teóricas de Michel Foucault. Evidencia que o currículo é campo de luta política e descreve como a perspectiva da educação somática ocupa lugar nas relações de poder na escola.
Keywords: Pedagogia da dança
Educação somática
Escola
Currículo
Dance education
Somatic education
School
Curriculum
metadata.dc.language: por
Publisher: UDESC
Citation: FALKEMBACH, Maria Fonseca. Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 129-143, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129. Acesso em: 2 de março de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5965/1414573101342019129
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7203
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dança: Artigos avaliados por pares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perspectiva_da_educacao_somatica_no_curriculo_do_Ensino_Basico.pdf602,75 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons