Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7203
metadata.dc.type: | article |
Title: | Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo. |
Other Titles: | The somatic education perspective in the curriculum of primary and secondary school: dance and power relations in the body. |
metadata.dc.creator: | Falkembach, Maria Fonseca |
Abstract: | O processo recente de inserção da dança como componente curricular obri-gatório no ensino de Arte na escola apre-senta tensões que evidenciam desalinho entre os saberes da dança e os saberes escolares. O texto reflete sobre os pro-blemas enfrentados por uma professora de dança, cuja prática artística emerge da perspectiva da educação somática, ao compor o currículo em uma escola pública no Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos em uma pesquisa com base na Etnografia Performativa e analisados desde as ferramentas teóricas de Michel Foucault. Evidencia que o currículo é campo de luta política e descreve como a perspectiva da educação somática ocupa lugar nas relações de poder na escola. |
Keywords: | Pedagogia da dança Educação somática Escola Currículo Dance education Somatic education School Curriculum |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | UDESC |
Citation: | FALKEMBACH, Maria Fonseca. Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 129-143, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129. Acesso em: 2 de março de 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5965/1414573101342019129 |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7203 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Dança: Artigos avaliados por pares |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Perspectiva_da_educacao_somatica_no_curriculo_do_Ensino_Basico.pdf | 602,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License