Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7204
metadata.dc.type: article
Title: Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
Other Titles: Three subjectivation technologies to think dance education in schools.
Tres tecnologías de subjetivación para pensar la enseñanza de la danza en la escuela.
metadata.dc.creator: Falkembach, Maria Fonseca
Icle, Gilberto
Abstract: Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se.
Keywords: Dança
Escola
Movimento
Corpo
Michel Foucault
Rudolf Laban
Dance
School
Movement
Body
Danza
Escuela
Movimiento
Cuerpo
metadata.dc.language: por
Publisher: Unicamp
Citation: FALKENBACH, Maria; ICLE, Gilberto . Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 628-650, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642170. Acesso em: 2 de março de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7204
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dança: Artigos avaliados por pares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf753,74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons