Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7237
metadata.dc.type: | article |
Title: | Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. |
Other Titles: | Primers, pre-primers, textbooks for teaching reading and writing: why keep them and study them?. |
metadata.dc.creator: | Peres, Eliane Teresinha Ramil, Chris de Azevedo |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo principal discutir a importância da constituição de acervos de livros para o ensino inicial da leitura e da escrita, historicamente denominados de Cartas ABC, cartilhas, livros de leitura, pré-livros, livros de alfabetização, entre outros. Além disso, o intuito é discorrer sobre as possibilidades de pesquisas sobree comesse artefato cultural, que é parte importante da vida escolar e, portanto, da cultura material da escola. A referência para a discussão dos aspectos mencionados é a experiência do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura e dos Livros Escolares (Hisales), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), desenvolvida desde o ano de 2006. Atualmente, com um acervo de 1488 livros didáticos para o ensino inicial da leitura e da escrita –assim denominado para justamente abarcar as diferentes denominações que tal suporte foi tendo ao longo da história –, algumas pesquisas já foram realizadas e algumas delas são aqui referidas. Desses livros, 1254 exemplares são nacionais; outros 65 exemplares são de autoria e/ou de editoras gaúchas, que estão armazenados separadamente pela natureza das pesquisas desenvolvidas no referido grupo; 43 deles são “artesanais”, ou seja, feitos por professoras ou por um grupo de docente; e, finalmente, 126 livros são estrangeiros (produzidos em diferentes países e várias línguas). Acredita-se que com ações deste tipo, de guarda, preservação e pesquisa, é possível colaborar com a história da educação regional e nacional, em especial ao que se refere à história da alfabetização, da leitura e da escrita. |
Keywords: | Acervos Cartilhas Pré-livros Livros de alfabetização Leitura e escrita Archives Primers Pre-primers Alphabet books Reading and writing |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | UDESC |
Citation: | PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. Revista Linhas.Florianópolis, v. 19,n. 41,p. 34-64,set./dez.2018. DOI: 10.5965/1984723819412018034http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018034. Acesso em: 8 de março de 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034 |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7237 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | PPGE: Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf | 529,16 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License