Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7342
metadata.dc.type: | article |
Title: | Estilhaçando a Máscara do Silenciamento: Movimentos de (Re)Existência de Estudantes Negros/Negras. |
Other Titles: | Shattering the Mask of Silencing: Movements of (Re)existence of Black Students. Destrozando la Máscara del Silenciamiento: Movimientos de (Re)existencia de Estudiantes Negros/as |
Authors: | Rosa, Evellyn Gonçalves da Alves, Míriam Cristiane |
Abstract: | A pesquisa partiu das inquietações e questionamentos gerados a partir da escuta realizada aos estudantes negros e negras da Universidade Federal de Pelotas no setting terapêutico de estágios curriculares obrigatórios do curso de psicologia. Seu objetivo é compreender os movimentos de (re)existência de estudantes negros e negras em meio a invisibilidade e o silenciamento impostos pelo racismo na perspectiva de contribuir para uma escuta psicológica qualificada. O referencial teórico-metodológico parte do pensamento crítico descolonial. Trata-se de um estudo qualitativo, cuja produção do material empírico ocorreu em abril de 2019. A construção do corpus de análise se deu a partir da realização de entrevistas abertas, gravadas em áudio e transcritas. Participaram das entrevistas quatro estudantes negros e negras que receberam atendimento psicológico pelo projeto de extensão “Diz Aí”. A análise foi organizada em cinco etapas para a identificação de narrativas significativas e que permitiram a sistematização de três eixos temáticos: a) violência racista e produção de subjetividade; b) (re)existência, permanência e enfrentamento ao racismo na universidade; c) o “Diz Aí” como estratégia de (re)existência. A permanência de estudantes negros e negras no espaço universitário está relacionada com as possibilidades de (re)existência e de enfrentamento à violência racista. O encontro entre iguais, a constituição de coletivos negros e a escuta clínica figuram como importantes estratégias para permanecer e existir na universidade, estilhaçando a máscara do silenciamento. |
Keywords: | Racismo Invisibilidade Silenciamento Escuta clínica Pensamento descolonial Racism Invisibility Silencing Clinical listening Decolonizing thinking Invisibilidad Silenciamiento Escucha clínica Pensamiento decolonia |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | Scielo |
Citation: | ROSA, Evellyn Gonçalves da ; ALVES, Miriam Cristiane . Estilhaçando a Máscara do Silenciamento: Movimentos de (Re)Existência de Estudantes Negros/Negras. Psicologia Ciência e Profissão, v. 40, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000500300&tlng=pt. Acesso em: 06 de abril de 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.1590/1982-3703003229978 |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7342 |
Issue Date: | 2021 |
Appears in Collections: | Psicologia: Artigos avaliados por pares |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estilhacando_a_Mascara_do_Silenciamento.pdf | 113,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License