Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7798
metadata.dc.type: | masterThesis |
Title: | Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. |
Other Titles: | Acquisition of mediaisoral diphthongs in children's writing: a discussion between spelling and phonology. |
metadata.dc.creator: | Adamoli, Marco Antônio |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Miranda, Ana Ruth Moresco |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo descreve e analisa o processo de aquisição gráfica dos ditongos orais mediais a partir da análise de 947 textos produzidos espontaneamente por crianças pertencentes às duas primeiras séries do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e uma particular, da cidade de Pelotas/RS. Em um primeiro momento, é realizada a descrição e a análise dos dados, com base em resultados estatísticos obtidos a partir da utilização do programa computacional GOLDVARB 2001, que selecionou as variáveis lingüísticas e extralingüísticas mais relevantes para esta pesquisa. É realizada também, qualitativamente, a análise de um fenômeno observado nos textos infantis – os casos de supergeneralização. Logo após, é discutida a influência das variáveis contexto seguinte e tipo de escola, como também os casos de supergeneralização. O estudo revelou que os ditongos ai, ei e ou, igualmente ao que ocorre na língua oral, foram os grupos vocálicos que mais sofreram alterações gráficas, principalmente no que diz respeito à omissão das semivogais. Além disso, os dados mostraram que as variáveis contexto seguinte e tipo de escola foram as que mais influenciaram a supressão das semivogais dos ditongos orais mediais na escrita infantil. |
Abstract: | This study describes and analyses the process in writing acquisition of the medial oral diphthongs from the analysis of 947 texts produced spontaneously by children from the 1 and 2 grade of fundamental education in a public and a private school, both in Pelotas/RS. At first, the description and the analysis of the data is realized through statistical results obtained from the computational program – GOLDVARB 2001. This program selected the most relevant linguistic and extra-linguistic variants for this search. It is also realized the analysis of a phenomenon that was observed in the childish texts – the super-generalization’s cases. After that, it is discussed the influence of the variants – following context and type of school as well as the cases of super-generalization. The study showed that the diphthongs ai, ei and ou, just like occurs in oral language, were the vocal groups which presented more writing changes, mainly of omission of the semivowels. In addition, the data showed that the variants – following context and type of school had a great influence in the suppression of the semivowels of the medial oral diphthongs in the childish writing. |
Keywords: | Aquisição da escrita Aquisição gráfica dos ditongos orais mediais Fonologia Ensino-aprendizagem Writing acquisition Writing acquisition of medial oral diphthongs Phonology Teaching/learning |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPel |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ADAMOLI, Marco Antônio. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 2006. 121f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7798 |
Issue Date: | 1-Sep-2006 |
Appears in Collections: | PPGE: Dissertações e Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Marco_Antonio_Adamoli.pdf | 803,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License