Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8571
metadata.dc.type: | masterThesis |
Title: | Metodologias em arte e educação desenvolvidas ao sul do Brasil: un Sur adelante |
metadata.dc.creator: | Sirtoli, Guilherme Susin |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Ursula Rosa da |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação reflete sobre a arte e a educação desenvolvidas no sul do Brasil, mais precisamente no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, unidade acadêmica com uma produção significativa em extensão desde seus primórdios, ainda quando se chamava ILA - Instituto de Letras e Artes. São abordadas questões que atravessam diferentes tempos e sujeitos, pretendendo aproximações rizomáticas entre o campo da arte e da educação, bem como da universidade, da cidade e, consequentemente, da arte e da vida. O foco do trabalho reside na análise entre ações artísticas e educacionais que reverberam no espaço urbano. Para isso, são analisadas as proposições artísticas de Luis Camnitzer, El museo es una escuela (2011-2016) e de Pablo Helguera, Escuela Panamericana del Desasosiego, (2003-2011). Como estudo de caso acerca das metodologias no sul do Brasil, são abordadas as identidades docentes e narrativas com foco na extensão, dos professores-artistas do Centro de Artes da UFPel, José Luiz de Pellegrin e Nádia da Cruz Senna. São analisadas ações de Nádia e Pellegrin que colocam em primeiro plano uma atuação para além do espaço de sala de aula e muros institucionais. As análises mostram que as metodologias e o ensino da arte desenvolvido ao sul do Brasil estão pautados em uma atuação ético-estético-social, ocorrendo de forma colaborativa, buscando uma integração com a comunidade citadina de Pelotas. Por intermédio das análises, ressaltou-se o circuito ininterrupto de ensino-pesquisa-extensão nas práticas de tais docentes, algo característico das ações da própria UFPel. |
Abstract: | This dissertation reflects on the art and education developed in the south of Brazil, more precisely in the Arts Center of the Federal University of Pelotas, an academic unit with a significant production in extension since its beginnings, even when it was called ILA - Instituto de Letras e Artes . Issues that cross different times and subjects are addressed, seeking rhizomatic approximations between the field of art and education, as well as the university, the city and, consequently, art and life. The focus of the work resides in the analysis between artistic and educational actions that reverberate in the urban space. For this, the artistic propositions of Luis Camnitzer, El museo es una escuela (2011-2016) and Pablo Helguera, Escuela Panamericana del Desasosiego, (2003-2011) are analyzed. As a case study about methodologies in southern Brazil, the teaching identities and narratives with a focus on extension, of the artist-teachers of the Centro de Artes - UFPel, José Luiz de Pellegrin and Nádia da Cruz Senna, are addressed. Actions by Nádia and Pellegrin are analyzed, which foreground an action beyond the classroom space and institutional walls. The analyzes show that the methodologies and the teaching of art developed in the south of Brazil are based on an ethical-aesthetic-social performance, occurring in a collaborative way, seeking an integration with the city community of Pelotas. Through the analyses, the uninterrupted circuit of teaching-research-extension in the practices of such professors was highlighted, something characteristic of the actions of UFPel itself |
Keywords: | Arte Educação Espaço urbano Metodologias Sul Art Education Urban space Methodologies South |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPel |
metadata.dc.publisher.department: | Centro de Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Citation: | SIRTOLI, Guilherme Susin. Metodologias em arte e educação desenvolvidas ao sul do Brasil : un Sur adelante. Orientador: Úrsula Rosa da Silva. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8571 |
Issue Date: | 28-Jun-2022 |
Appears in Collections: | PPGAV: Dissertações e Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Guilherme_Sirtoli_Dissertação.pdf | 46,91 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License