Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/ri/2682
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Uma proposta para o ensino de química em busca da superação dos obstáculos epistemológicos
Other Titles: A proposal for the chemistry of teaching in the effort to overcome the epistemological obstacles
metadata.dc.creator: Medeiros, Claudia Escalante
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silveira, Denise Nascimento
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é resultado de uma investigação sobre a própria prática docente na qual se observou a necessidade de desenvolver metodologias que privilegiam o envolvimento ativo do aluno, superando sua passividade e despertando-lhe o interesse pelos conceitos ensinados na sala de aula. Desta forma apresenta-se: Uma proposta para o ensino de Química em busca da superação dos obstáculos epistemológicos que objetiva utilizar mapas conceituais e modelos, como estratégias de proposição de situações-problemas, visando superar os obstáculos epistemológicos verificados no ensino dos conceitos correlatos ao estudo das Ligações Químicas. O referencial teórico aporta-se na Epistemologia de Gaston Bachelard e suas proposições para o conceito de obstáculo epistemológico. A metodologia adotada aproxima-se da pesquisa-ação (André, 2008) com abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu através da organização e desenvolvimento de uma Unidade Didática, no qual foram realizados 09 (nove) encontros. Estes ocorreram nos meses de agosto a outubro de 2013 com uma turma de primeiro ano- Ensino Médio Politécnico. A análise dos dados se deu de forma descritiva (Lüdke e André, 2012), para as atividades didáticas desenvolvidas durante a Unidade Didática e pela Análise Textual Discursiva (Moraes, 2003) para analise das impressões produzidas nos sujeitos investigados. Os resultados demonstram que o trabalho desenvolvido contribuiu para o crescimento do grupo investigado, estimulando o aprendizado e o interesse pela disciplina de Química, o que leva a indicar que a melhoria do ensino no âmbito escolar requer do professor ressignificar o conhecimento científico através de metodologias inovadoras, estimulando os alunos a participar, ativamente, na construção de sua aprendizagem. Como consequência tem-se a superação dos obstáculos epistemológicos e a efetivação da construção do espírito científico como nos ensina BACHELARD (1996).
Abstract: This work is the result of an investigation into his own teaching practice in which he noted the need to develop methodologies that emphasize active student involvement, overcoming their passivity and arousing interest in the concepts taught in the classroom. Thus presents: A proposal for the teaching of chemistry in the effort to overcome the epistemological obstacles that aims to use conceptual maps and models, propose strategies for problem situations, aiming to overcome the epistemological obstacles checked in teaching concepts related to the study of Chemical Bonds. The theoretical framework brings in the Epistemology of Gaston Bachelard and his propositions to the concept of epistemological obstacle. The methodology adopted approaches of action research (Andre, 2008) with a qualitative approach and data collection occurred through the organization and development of didactic unit, in which nine (09) meetings were held. These occurred in the months from August to October 2013 with a class of first year-Polytechnic High School. The analysis of data was descriptively (Lüdke and Andre, 2012), for didactic activities during the Didactic Unit and the Textual Discourse Analysis (Moraes, 2003) to analyze the prints from the subjects investigated. The results demonstrate that the work contributed to the growth of the group investigated, stimulating learning and interest in the subject of chemistry, which leads to indicate that the improvement of teaching in schools requires the teacher to reframe scientific knowledge through innovative methodologies by encouraging students to participate actively in the construction of their learning. As a result one has to overcome the epistemological obstacles effecting the construction and the scientific spirit teaches us how Bachelard (1996).
Keywords: Ensino de química
Obstáculos epistemológicos
Metodologias inovadoras
Chemistry of teaching
Epistemological obstacles
Innovative methodologies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: MEDEIROS, Claudia Escalante. Uma proposta para o ensino de Química em busca da superação dos obstáculos epistemológicos. 2014.157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2014.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2682
Issue Date: 16-May-2014
Appears in Collections:Pós-Graduação em Ensino de ciência e matemática: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Escalante Medeiros_Dissertação.pdfDissertação de Claudia Escalante Medeiros8,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Claudia Escalante Medeiros_Produto da Dissertação.pdfProduto da Dissertação de Claudia Escalante Medeiros1,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons