Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/ri/2746
Tipo: masterThesis
Título: Acontecimentos pictóricos: narrativas de um processo por sobreposição de camadas
Autor(es): Coutinho, Roger Fraga
Resumo: Na presente pesquisa, que se desdobrou a partir de minha produção pictórica, reflito sobre questões advindas de meu processo de criação, este que acontece por sobreposições de camadas de tinta, pelas quais a cor atinge, lentamente, diferentes níveis de intensidade. Utilizo a narrativa como gênero textual, buscando uma maior aproximação com o processo para evidenciar o olhar imersivo situado entre ações e gestos. As pinturas não obedecem a projetos definidos a priori, suas configurações surgem pelo diálogo entre a intencionalidade e os acontecimentos pictóricos, portanto uma dialética entre acaso e intenção. As relações cromáticas e espaciais são transformadas constantemente até que sejam suspensas as ações elaborais. Este fazer solicita um exercício da atenção capaz de potencializar percepções sempre renovadas acerca dos acontecimentos pictóricos. Como referências artísticas investigo alguns aspectos das produções pictóricas de Henri Matisse, Mark Rothko, Barnett Newman, Günther Förg e, da artista brasileira, Gabriela Machado. Além de pensamentos sobre arte e processo de criação de Paulo Pasta e Hélio Oiticica. Os teóricos mais abordados são Maurice Merleau-Ponty e Simone Weil.
Abstract: In the present study, which unfolds from my pictorial production, I reflect upon issues arising from my creation process, the one in question, happens by overlapping layers of paint, in which the color slowly reaches different levels of intensity. I use narrative as a genre, seeking a closer relationship with the process to highlight the immersive look set between actions and gestures. The paintings do not follow projects defined a priori, their configurations arise through the dialogue between intentionality and pictorial events, therefore, a dialectics between chance and intention. Chromatic and spatial relationships are transformed constantly until the elaboration actis suspended. This making calls attention to potentiate ever new perceptions about pictorial events. As artistic references, investigate some aspects of pictorial production of Henri Matisse, Mark Rothko, Barnett Newman, Günther Förg and the Brazilian artist Gabriela Machado, in addition to thoughts on art and creation process of Paul Binder and Hélio Oiticica. More theorists addressed are Maurice Merleau-Ponty and Simone Weil.
Palavras-chave: Artes
Artes visuais
Pintura
Criação artística
Poéticas contemporâneas
Acontecimentos pictóricos
Imersão
Exercício da atenção
Sobreposição de camadas
Processo
Pictorial events
Process
Immersion
Attention
Overlapping layers
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes visuais
Citação: COUTINHO, Roger Fraga. Acontecimentos pictóricos: narrativas de um processo por sobreposição de camadas. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2746
Data do documento: 23-Mai-2014
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Artes visuais: Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Acontecimentos pictóricos - narrativas de um processo por sobreposição de camadas.pdfDissertação Roger Fraga Coutinho3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons