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metadata.dc.type: masterThesis
Title: A propaganda eleitoral na perspectiva da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau
Other Titles: The electoral propaganda in the perspective of Laclau´s discourse theory
Authors: Parzianello, Sandra Regina Barbosa
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa é demonstrar a construção retórica discursiva utilizada pelos candidatos, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), no segundo turno da campanha eleitoral à Presidência da República em 2014, a fim de significar os discursos em especial no que se refere aos temas: corrupção, economia e desenvolvimento social. Para o trabalho de análise foram utilizados aspectos teóricos e metodológicos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. A partir das principais categorias de análise: o antagonismo e a formação hegemônica discursiva nós abordamos as diferenças em que os candidatos se constroem e também desconstroem o seu opositor na lógica e na dimensão social da luta política. O material empírico que embasa a pesquisa parte das falas dos candidatos veiculadas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) em que tratam sobre os temas elencados. A pesquisa destaca a estratégia discursiva, bem como as categorias centrais de análise extraídas da obra Hegemonia e Estratégia Socialista, em consonância com os estudos teóricos, do pós-estruturalismo, em que Laclau constrói os conceitos fundantes da teoria, como forma de desvelar os aspectos complexos da política. Sobre tudo, a hipótese que guia esta dissertação consiste na afirmação de que a campanha eleitoral de 2014 apontou para uma diferenciação ideológica marcante, sobretudo econômica, entre os candidatos do PT e do PSDB. Enquanto a situação defendeu discursivamente a eficiência das medidas governamentais em defesa e promoção do desenvolvimento social para a geração de renda e riquezas, a oposição colocou em dúvida a gestão e a eficiência governamental vigente e como técnica, assim a coligação liderada pelo PSDB defendia um discurso com propostas geradoras de desenvolvimento econômico para a projeção de mecanismos em defesa do social.
Abstract: This research aims to demonstrate the discursive construction used by candidates Dilma Rousseff (PT) and Aécio Neves (PSDB), in the second round of the election campaign for President of the Brazilian Republic in the year 2014. His speeches are analyzed under themes such as corruption, economics and or social development. The analytical work was done under theoretical and methodological aspects of the authors Ernesto Laclau and Chantal Mouffe. The main categories of analysis like antagonism and hegemonic discursive formation are taken to stablish discursive differences between the two candidates in logic and social dimension of political struggle. The empirical data of this research are the speeches of candidates since they were aired on the Free Time of Electoral Propaganda (HGPE in Portuguese) where they treat on those issues. The research highlights the discursive strategy, as well as central categories of discourse analysis extracted from Hegemony and Socialist Strategy work, in line with the theoretical studies and the post-structuralism. The hypothesis guiding this thesis is the claim that the election campaign of 2014 pointed to marked ideological differences, especially on economics, between the candidates of the PT and the PSDB. While the situation discursively defended the effectiveness of government measures in defense and promotion of social development for the generation of income and wealth, the opposition questioned the management and the current government efficiency, since the coalition led by the PSDB defended a speech with generating proposals for development in order to reach the projection of mechanisms in defense of the social dimension.
Keywords: Teoria do discurso
Campanha eleitoral
Corrupção
Economia
Desenvolvimento social
Discourse theory
Election campaign
Corruption
Economics
Social development
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Citation: PARZIANELLO, Sandra Regina Barbosa. A propaganda eleitoral na perspectiva da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, 2015.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2817
Issue Date: 27-Nov-2015
Appears in Collections:Pós-Graduação em Ciência Política: Dissertações e Teses

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