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Critérios competitivos considerados na aquisição de sementes de milho híbrido na região sul de Goiás

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dissertacao_marcus_wilson_alves_favero.pdf (314.6Kb)
Data
2009-06-23
Autor
Favero, Marcus Wilson Alves
Metadata
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Resumo
O rendimento de uma lavoura de milho é resultado do potencial genético da semente e das condições do local de plantio, além do manejo da lavoura. A escolha correta da semente pode ser razão de sucesso ou insucesso da lavoura. Para a escolha de uma semente ideal, alguns critérios devem ser levados em consideração no momento da compra. Foi realizada uma pesquisa aplicada, com perguntas fechadas, que proveu ao pesquisador maior conhecimento sobre seu problema de pesquisa. Foram entrevistados duzentos (200) agricultores da região sul do estado de Goiás, com um questionário de dezessete perguntas relacionadas ao fornecimento de sementes e o grau de importância atribuído pelos clientes.Os critérios competitivos velocidade, uniformidade da germinação e emergência das sementes adquiridas (qualidade da semente), o fato da semente já vir tratada, disponibilidade da semente no campo, no dia e hora marcada para o início da semeadura e a confiabilidade da empresa em relação aos compromissos assumidos são bem valorizados pelos clientes. Para identificar o desempenho da empresa frente aos concorrentes diretos, utilizou-se das informações dos departamentos de marketing, vendas e pesquisas da empresa, bem como de diretores e gerentes de vendas de três distribuidores de sementes (revendas) da região estudada. A partir da análise das informações através da Matriz Importância Desempenho Slack (2002) adaptada por Kohls (2004), foi possível propor estratégias específicas para cada problema observado, com a finalidade de melhorar a posição da empresa no mercado perante seus competidores. Foi sugerida uma campanha de marketing social para que o cliente valorize o desempenho da empresa em relação a alguns critérios competitivos. Também foi ressaltada a necessidade do estabelecimento de parcerias de diferentes departamentos da empresa para a solução em curto prazo dos critérios competitivos posicionados nas zonas de ação urgente e melhoramento.
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1484
Collections
  • PPGCTS: Dissertações e Teses [550]

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