Projeto Político Pedagógico em Ação : discutindo a emancipação de base freiriana - a voz de educandos do Colégio Municipal Pelotense
Resumo
A construção de um mundo humanizado exige a implementação de processos
educativos críticos e transformadores. Neste sentido, este trabalho buscou
analisar o desenvolvimento do conceito de emancipação proposto pelo projeto
político pedagógico do Colégio Municipal Pelotense, levando em consideração
que este é tomado a partir do pensamento de Paulo Freire. Deste modo, o
objetivo central desta pesquisa buscou responder em que medida os estudantes
dessa escola manifestam algum indício de posicionamento emancipatório
coerente com a proposta político-pedagógica de Freire. A partir da fala da
coordenação pedagógica da escola pesquisada, percebeu-se que o conceito de
emancipação é interpretado como uma conquista política efetivada a partir da
emersão político-social, buscando a formação de cada sujeito voltado para o
comprometimento com um projeto de sociedade na direção dos objetivos
universais. A pesquisa demonstrou que existem aproximações do conceito de
emancipação pensado pelo Colégio Municipal Pelotense e a categoria freiriana do
ser-mais. Como procedimento metodológico, a investigação utilizou o recurso do
diálogo estabelecido a partir do encontro entre o pensamento de Freire e os
sujeitos da pesquisa (alunos do terceiro ano do ensino médio). No caminho
investigativo, o estudo buscou desdobrar o ser-mais freiriano, donde foram
extraídas as categorias: autonomia, diálogo, conscientização e ética, que serviram
para teorizar a exposição dos sujeitos da pesquisa mediada pela problematização
dos temas emergentes na realidade sócio-econômica dos estudantes