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Formação inicial de professores: um estudo de caso das práticas de ensino de egressos do curso normal

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Gomes_ Maximilian_Rocha_Dissertacao.pdf (8.440Mb)
Data
2010-08-31
Autor
Gomes, Maximilian da Rocha
Metadata
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Resumo
A presente dissertação é o resultado do estudo sobre a prática docente de egressos do Curso de Nível Médio da Modalidade Normal do Instituto Estadual de Educação São José IEESJ, em exercício do magistério no município de São José do Norte RS. Nessa pesquisa, procuramos conhecer, interpretar, explicar e compreender que contradições se apresentam nas práticas pedagógicas dos docentes em relação ao processo formativo que realizaram como alunos do Curso Normal de Nível Médio. Para tanto, trabalhamos em dois momentos: o primeiro, identificação, análise e compreensão das representações sociais que os professores egressos desse curso desenvolveram como respostas as necessidades de suas vivências durante seu processo formativo; o segundo, buscamos compreender a representação que eles fazem sobre a prática profissional que realizam na rede escolar de ensino do município. Utilizamos como metodologia de análise o estudo de caso, tendo em vista o interesse em aprofundar-se no conhecimento das experiências/vivências de três docentes que atendiam aos critérios da pesquisa na eleição de seus sujeitos. Nossa intenção foi seguir o processo e as etapas do conhecimento na perspectiva do método dialético, procurando analisar todas as ligações e relações que outros fenômenos possuem com nosso fenômeno de pesquisa, aproximando ao máximo de sua totalidade. Logo, tomamos como referência de análise o Projeto Político Pedagógico, as Matrizes Curriculares e o Regimento Escolar do Curso de Nível Médio da Modalidade Normal, vigentes no IEESJ, bem como a representação que os professores possuem de suas práticas pedagógicas. O estudo demonstra que, mesmo os professores conseguindo construir conhecimentos no decorrer de suas práticas pedagógicas, de forma a dar conta das situações-limite que a realidade escolar apresenta, é necessário que a formação inicial articule de modo dialético a teoria e a prática, promovendo atividades que os orientem ao desenvolvimento de uma consciência crítica na perspectiva de sentir a necessidade de uma formação continuada, que os levem a uma permanente busca de saberes que garantam a materialização da educação sonhada.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1739
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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