• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estilo de vida de adolescentes com transtorno autista

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Gabriela Padilha Hax.pdf (496.2Kb)
Data
2012-03-28
Autor
Hax, Gabriela Padilha
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Transtorno autista é um dos subtipos do transtorno invasivo do desenvolvimento que apresenta prejuízos na interação social, comunicação e comportamento, interesses e atividades e, ainda hoje, é considerado um mistério diante a diversidade do desenvolvimento humano. Poucos são os estudos que investigam como vivem e como se relacionam essa população, principalmente na fase da adolescência. Assim, compreender os fatores que possam intervir no seu estilo de vida passa a ser uma questão importante no fornecimento de subsídios para os profissionais que trabalham diretamente com essas pessoas. Objetivo: Descrever o estilo de vida de adolescentes com transtorno autista do estado do Rio Grande do Sul. Materiais e Métodos: O estudo tem caráter epidemiológico descritivo. A amostra foi constituída por adolescentes com Transtorno Autista de 10 a 19 anos. Os dados foram obtidos por meio de questionários auto-aplicáveis, respondidos pelos pais ou responsáveis, contendo questões referentes aos dados familiares, educacionais, características do transtorno e de estilo de vida dos participantes. A análise dos dados foi feita através de estatística descritiva, com cálculo de medidas de frequência, tendência central, dispersão e a representação gráfica dos dados. Conclusão: Conclui-se que o baixo nível de alfabetização, a saúde física e emocional e o nível de independência das atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária interferem negativamente nos aspectos do EV. A falta de profissionais capacitados, a superproteção dos pais, ambientes inadequados e a falta de prazer pela atividade física, são barreiras determinantes para a aderência a prática de atividade física e consequentemente para aquisição de Estilo de Vida ativo. Assim, percebe-se que um conjunto de ações são importantes para que os adolescentes com Transtorno Autista adquiram um estilo de vida satisfatório como: diagnóstico precoce, acompanhamento das famílias, políticas públicas de educação, saúde e lazer e preparação das escolas
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1775
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV