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Intervenção em Educação Física escolar: promovendo atividade física e saúde no ensino médio

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Jorge Otte.pdf (1.507Mb)
Data
2013-02-26
Autor
Otte, Jorge
Metadata
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Resumo
Os benefícios da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes mostram que a contribuição de um estilo de vida ativo pode gerar efeitos positivos em curto prazo e contribui para que tal comportamento se consolide e seja mantido ao longo da vida. A Educação Física escolar está em posição privilegiada para o desenvolvimento de ações que objetivam a adoção e manutenção de estilos de vida ativos. A escola aparece como espaço apropriado para ações de promoção de atividade física e saúde para o desenvolvimento de ações que objetivam a adoção e manutenção de estilos de vida ativos, com destaque à contribuição das aulas de Educação Física. Objetivo: Analisar a implantação do projeto Educação Física +: Praticando Saúde na Escola junto à disciplina de Educação Física no ensino médio integrado da rede pública federal. Metodologia: Trata-se de um estudo experimental aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Serão envolvidos todos os professores de Educação Física e alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio de quatro campi do Instituto, sendo dois alocados para o grupo Intervenção e dois como grupo Controle. A proposta de intervenção baseia-se na idéia de auxiliar os professores de Educação Física do ensino médio a problematizar, a partir de estratégias teórico-práticas, a temática atividade física e saúde em suas aulas. O projeto de intervenção é baseado em quatro estratégias principais: oficina de formação com professores; material didático; cartazes educativos; oficina de troca de experiências docentes. O nível de atividade física (≥300min/sem) e o nível de conhecimento (a partir da nota em uma prova) serão avaliados no início e fim do ano letivo.
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1799
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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