Frequência auto-controlada de conhecimento de resultados e traço de personalidade na aprendizagem de uma habilidade motora seqüencial
Resumo
No presente trabalho investigou-se a relação entre o traço de personalidade
extroversão-introversão e a freqüência de feedback extrínseco auto-controlado na
aprendizagem de uma habilidade motora de timing seqüencial em adultos. Os
sujeitos responderam ao Eysenck Personality Questionnaire (EPQ) para a
avaliação da personalidade. 56 sujeitos, estudantes universitários de ambos os
sexos foram selecionados através do EPQ e posteriormente, foram submetidos a
uma tarefa motora que consistiu em pressionar teclas do teclado numérico
acoplado de um computador portátil, com uma seqüência espacial e temporal
específica estabelecida pelo experimentador. O experimento contou com fases de
aquisição (60 tentativas), retenção (10 tentativas) e transferência (10 tentativas). As
fases de retenção e transferência foram realizadas 24 horas após a fase de
aquisição. Os sujeitos foram distribuídos em 4 grupos, formados com a
combinação do traço (extroversão/introversão) e a freqüência de fornecimento de
CR (auto-controlado e externamente controlado). As variáveis dependentes
utilizadas no estudo foram os erros parciais em timing absoluto e timing relativo
obtidos em cada bloco. Os resultados apontaram aprendizagem superior para os
grupos que praticaram com freqüência auto-controlada de CR em relação aos
grupos que praticaram com freqüência externamente controlada. Análises
complementares foram realizadas, evidenciando aprendizagem inferior para o
grupo de introvertidos que solicitou mais CR no início da prática e menos no final,
em relação a todos os outros grupos. Ainda, estas análises complementares
evidenciaram, em timing relativo, uma significativa interação entre traço de
personalidade e freqüência em relação à alta e baixa solicitação de CR, ou seja,
introvertidos que solicitaram alta freqüência de CR aprenderam mais que
introvertidos que solicitaram baixa freqüência de CR e, extrovertidos que
solicitaram baixa freqüência de CR aprenderam mais que extrovertidos que
solicitaram alta freqüência de CR