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Reformas Curriculares: desafios e possibilidades na formação profissional em Educação Física.

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NiceNocchi.pdf (2.618Mb)
Data
2010-02-25
Autor
Nocchi, Nice de Vasconcellos
Metadata
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Resumo
Este trabalho teve como objetivo desvelar os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos cursos de Educação Física ao se defrontarem com as reformas curriculares, e que se refletem nas demandas da formação profissional. As alterações na formação acadêmica profissional a partir das Resoluções do Conselho Nacional de Educação 01 e 02/2002 e 07/2004, provocaram discussões e conflitos entre os profissionais e teóricos da área que entendem de forma diferente a formação em Educação Física. Provocaram também um redirecionamento políticopedagógico nos currículos de formação profissional que ainda encontra-se em fase de reajuste em algumas instituições. O estudo evidenciou a complexa rede que envolve a formação profissional em Educação Física no cenário brasileiro e a necessidade de ampliar as discussões entre os profissionais e as instituições formadoras. Esta pesquisa teve como foco central o estudo das mudanças curriculares de dois cursos de Educação Física ligados diretamente à trajetória acadêmica e profissional desta pesquisadora. Ambos situados na região sul do estado do Rio Grande do Sul, sendo uma instituição pública e a outra comunitária. Analisar estes currículos; identificar a visão e o conhecimento dos coordenadores e dos professores sobre as reformas curriculares nestes cursos de Educação Física;apontar os reflexos e o impacto destas reformas na formação acadêmico-profissional constituiu os propósitos desta investigação. Para isso utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa. As escolhas metodológicas foram definidas em dois eixos investigativos: um de análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos e o outro de entrevistas semi-estruturadas com coordenadores e professores das Instituições de Ensino Superior- IES pesquisadas. A partir dos dados obtidos, empregamos análise de conteúdo com categorias definidas a priori. Pôde-se considerar a partir das análises realizadas, que as reformas curriculares implementadas por estes cursos, encontram-se em fase de adaptação e que rupturas profundas e paradigmáticas, demandam tempo para serem absorvidas e elaboradas pelo conjunto de uma sociedade.
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1838
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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