• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação e trabalho do (a) trabalhador (a) de educação física na formação social capitalista

Thumbnail
Visualizar/Abrir
DessirtacaoLovane.pdf (1.455Mb)
Data
2011-07-15
Autor
Lemos, Lovane Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa trata das atuais mudanças no mercado e no mundo do trabalho em especifico da área de Educação Física. Observa-se que a elaboração de propostas de mudanças no currículo dos cursos de formação do professor/profissional de Educação Física é resultado de debates que ocorrem nesta área de conhecimento e de intervenção. Tais debates têm sido mediados pela reflexão sobre novas demandas impostas pela sociedade, especialmente, aquelas que surgem no âmbito das relações privadas, ou, dito de outra forma, pelo mercado/mundo do trabalho no modo de produção social capitalista. No sentido de buscar dados atuais sobre as questões que envolvem esta problemática, propõe-se, com esta investigação, analisar em que medida as mudanças no mercado e no mundo do trabalho influenciaram os processos de formação e de intervenção profissional dos(as) egressos(as) do Curso de Educação Física da Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel) e da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Nesse sentido, a questão fundamental que o trabalho pretende responder é: quais as relações se estabelecem entre os processos de formação ensino, pesquisa e extensão dos(as) egressos(as) do curso de Educação Física das universidades em questão, sua intervenção profissional e as mudanças no mercado e no mundo do trabalho? A metodologia adotada segue os pressupostos da pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso coletivo (STAKE, 2000). Utilizou-se a abordagem do Materialismo Histórico e Dialético por este ser o mais coerente com as concepções de mundo da autora. Para desenvolver a pesquisa realizou-se revisão bibliográfica, pesquisa em documentos legais e institucionais. Entrevistou-se cinqüenta e seis (56) egressos(as) para colher dados sobre as representações referentes ao assunto, através de entrevista tipo semi-estruturada. A análise realizada utiliza procedimentos da Análise de Conteúdo , proposta por Bardin (1977). Concluiu-se que as mudanças no mercado/mundo do trabalho determinaram a reestruturação curricular dos cursos de formação da área de Educação Física e influenciaram a intervenção profissional de seus(as) egressos(as) na direção da precarização das relações de trabalho, perda de direitos trabalhistas, baixa remuneração, intensificação da jornada de trabalho, entre outros, e submissão às demandas do mesmo. Salienta-se a necessidade da classe trabalhadora de todas as áreas, articularem-se politicamente e junto ao sindicato da sua categoria, com atividades coletivas para lutar por condições dignas de trabalho, por novas relações sociais, com vistas a uma sociedade sem classes. Pois só assim haverá superação das desigualdades sociais. Esta posição demonstra que há inúmeras resistências contra todo o tipo de exploração acerca dos(as) trabalhadores(as) e contra o vigente modo de formação social capitalista.
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1860
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV