Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga

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Data
2016-12-01Autor
Calazans, Anna Flávia Santos
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Este trabalho objetivou estudar o cenário de produtores da cooperativa COOPERTINGA, localizada em Formoso, Minas Gerais, e discorrer sobre o perfil e os pontos mais importantes voltados para as atividades no campo. A pesquisa foi realizadacom 19 produtores associados da Coopertinga, localizada na Zona Rural do Município do Formoso - MG, na região Noroeste do Estado de Minas Gerais, a uma altítude média de 1.026 metros, cujas distâncias são: 36 Km de Formoso – MG, 120 Km de Buritis – MG, 300 km de Unaí – MG, 265 Km de Brasília – DF e 175 Km de Formosa – GO. Esta pesquisa foi composta por 56 questões, com o intuito de averiguar o insumo agrícola mais importante, detalhes da aquisição de insumos, marcas e marketing, custos, potencial produtivo e qualidade dos mesmos. Os dados foramexpressos em porcentagem simples, além da descrição qualitativa dos dados. Desta maneira, foi possível conhecer o cenário de produtores da cooperativa e suas necessidades. O marketing dos produtos provenientes de empresas do agronegócio deve agir em prol de satisfazer a necessidade dos produtores, tornando seus produtos vantajosos, principalmente no requisito custo x benefício. Os produtores avaliaram o vigor como requisito primordial na escolha de sementes, que é um dos insumos mais importantes para se obter a produtividade, e, consequentemente, a lucratividade. Assim, uma cooperativa, a partir de facilidades na aquisição de insumos, de assistência e de informação, dentre outros, possibilita que seus associados possam competir no mercado, assegurando meios de sobrevivência aos produtores.