Formação continuada de professores de geografia e saberes construídos na prática pedagógica: experiências apresentadas nos Encontros Sobre Poder Escolar
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo problematizar os saberes docentes construídos na prática do ensino de Geografia, a partir da ação de formação continuada de professores realizada no município de Pelotas - RS, chamada Encontros sobre o Poder Escolar. O eixo teórico do trabalho é a concepção de formação continuada como uma dimensão coletiva, sem ignorar a pessoa do professor e a organização escolar, favorecendo a produção de saberes no interior da profissão e ampliando as possibilidades de autonomia
profissional. O percurso metodológico adotado na pesquisa, no âmbito da pesquisa qualitativa, foi a análise documental e a entrevista narrativa. Os dados coletados a partir dos anais dos encontros, contendo os resumos de trabalhos apresentados por professores da Educação Básica, e a entrevista narrativa com uma docente participante do evento, indicam a importância formativa dos espaços de trocas de experiências entre os pares. Estes espaços formativos evidenciam que os saberes da profissão são construídos, também, no cotidiano de trabalho e que os professores desenvolvem uma disposição para investir na profissão quando têm as suas experiências reconhecidas e consideradas como integrantes da formação docente.
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