Práticas sócio-espaciais: protagonismo juvenil e participação democrática no Movimento de Ocupação das escolas estaduais de Rio Grande/RS.
Resumo
A dissertação trata do momento político vivenciado entre os meses de maio e junho de 2016 no que diz respeito ao movimento realizado pelos estudantes secundaristas o qual ganhou as escolas, as redes as ruas e as manchetes da época com a nomenclatura “#Ocupa” ou Movimento de Ocupação, mais especificamente no Município de Rio Grande/RS, recorte espacial utilizado na pesquisa. A questão central do trabalho fundamenta-se nas práticas sócio-espaciais que constituíram o movimento de ocupação a partir das narrativas dos jovens estudantes e como contribuíram no protagonismo estudantil e nas aprendizagens democráticas. A pesquisa de natureza qualitativa toma como método para geração de dados a entrevista narrativa dos estudantes que participaram do processo de ocupação em dez escolas do município citado. Essas memórias coletadas foram analisadas tendo como procedimento para o tratamento dos dados os processos da análise de conteúdo, a partir das análises de registro e de contexto. A dissertação fundamenta-se ainda nos conceitos de lugar, território e redes por serem concepções geográficas importantes na análise dos diferentes processos desenvolvidos nas escolas durante o período de tempo em que ocorreu o movimento, e também no período que sucedeu a ele. Como resultados a pesquisa revelou que as aprendizagens democráticas foram construídas a partir de um processo que envolveu o protagonismo juvenil, as atividades e pautas desenvolvidas e, sobretudo as conquistas no âmbito político pessoal.
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