A geografia nos documentos curriculares para o exercício da docência nos anos iniciais.
Resumo
O conhecimento geográfico existente nos currículos dos anos iniciais se apresenta como tema central da nossa pesquisa. No presente trabalho, buscamos analisar como os conteúdos geográficos são abordados e organizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como recorte analítico o currículo dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação e Desporto da cidade de Pelotas/RS e o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. No entanto, para o alcance dos objetivos também foi necessário investigar os documentos curriculares oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais). Essa investigação identificou lacunas nas suas diretrizes e orientações para o componente curricular que trata a Geografia nos primeiros anos do EF, bem como, nas diretrizes que regem o currículo dos cursos de formação inicial em Pedagogia. Tais inconsistências observadas ao encontro das dificuldades que os profissionais desse nível de escolaridade denotam ao se depararem com os conhecimentos da geografia escolar dos anos iniciais justificam a intenção dessa pesquisa que objetiva identificar qual é a Geografia existente na rotina escolar dos urrículos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Assim, o processo metodológico que caracteriza
este estudo está ancorado na perspectiva qualitativa, que descreve desde os referenciais teóricos até o teor obtido nas entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da comunidade de referência da temática evidenciada. Nesta etapa do trabalho, ainda foi possível estruturar uma sistematização dos conteúdos acerca das respostas coletadas na entrevista aplicada a esses professores, servindo como
sugestão de práticas para as aulas de geografia que centra um dos propósitos desse estudo. Contanto, esta ideia de sugerir uma geografia a partir do olhar desses professores para os anos iniciais discorre do estabelecimento da alteridade como categoria problematizadora que tangencia uma melhor compreensão referente à ciência geográfica do referido nível de escolaridade. Isto é, nos colocando no lugar
do professor pedagogo que conseguimos dialogar com maior eficácia a relevância dos conhecimentos geográficos na conjuntura escolar, sobretudo com professores deste nível de ensino, que, desde sempre, e de modo desarranjado, se faz latente nos currículos escolares da Educação Básica.
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