O neocolonialismo em War in peace (2007) e Beasts of no nation (2015): uma visão crítica das cinematografias do Ocidente.
Resumo
Nesta presente dissertação, tem-se como objetivo compreender e apresentar as
manifestações narrativas sobre o neocolonialismo contidas em dois filmes que
versam sobre a violência e a guerra no continente africano, sendo estes War in
peace (Wim Wenders, 2007) e Beasts of no nation (Cary Fukunaga, 2015).
Especificamente, analisaremos o tema a partir da sociologia do cinema, que
examina o cinema como um trabalho criativo concebido em determinadas condições,
como a possível sujeição à crítica ou ao mercado, e o pensamento corrente da
sociedade em termos políticos e históricos. Pretendemos colocar em contraste as
duas obras escolhidas, que abordam o enraizamento da violência como
entretenimento ou meio de vida na zona de guerra e na zona de paz, para perceber
como se manifestam ali os indícios de uma sociedade marcada historicamente pelo
colonialismo (N’KRUMAH, 1965; FANON, 1968), por meio das abordagens de
estudos identitários (HALL, 2005; FRASER, 2007; WOODWARD, 2005) e sobre o
neocolonialismo contemporâneo (BHABHA, 1998; SAID, 1990). Ao abordar cinema e
sociologia para pesquisar a neocolonialidade, entendemos que a abrangência desta
na História da humanidade é ampla, mas que o universo simbólico também é espaço
de resistência e reflexão.
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