Jornal O Pescador: instrumento de representação social, construção da memória e da identidade social dos pescadores da Colônia Z3.
Resumen
Essa dissertação possui relevância social, por tratar da relação do jornalismo comunitário com a produção e reprodução de identidades, representações sociais e memória dos moradores da Colônia de Pescadores da Z3. O jornalismo é um campo que pressupõe ação social - especialmente o comunitário e tem figurado em muitos trabalhos como suporte da expressão da memória de grupos, como um lugar de informação sobre o que as comunidades pensam, embora não se constitua como propagador intencional de uma memória. São a linguagem e os gêneros jornalísticos que não só representam o grupo social e sua identidade – mas contemplam sua história e sua construção de mundo, retomando em sua fala/conteúdo, acontecimentos considerados “memoráveis”, que ao contextualizar as temáticas, permitem que ocorra o movimento de constituição de memória, por mobilizar conteúdos de reconhecimento e representação coletivos. A pesquisa desenvolvida é interdisciplinar e permeia os saberes diversos ao relacionar jornalismo comunitário e a memória social. A metodologia está apoiada em pesquisa exploratória e observacional, qualitativa, cujas técnicas foram a etnografia e a análise de conteúdo. Estruturada em três capítulos, o primeiro situa o campo empírico e permite conhecer o objeto de estudo e sua relação com a Colônia de Pescadores Z3 e tem o suporte de autores como Niederle e Grisa (2012), Silveira (2012), Figueira (2009), Claval (2001), e depoimentos. O segundo, trabalha os conceitos de Representação Social, Identidade Social, Memória, e do jornalismo Comunitário, suas áreas de domínio e de interação, ancorando-se em Moscovici (1978), Guareschi e Jovchelovitch (1997), Duveen, 2004, Jodelet (2001), Pollak (1992), Halbwachs (1990), Castells (2000), Lopes (2007), Marques de Melo (2003), Medina (1978), Piza (2003), Kossoy (2005), Berger (2005), Castilho (2011), Guareschi (2004), Peruzzo (2002), Chauí (2003), Benjamim (1993), e outros. Por fim, o terceiro constitui a análise da identidade, representação social e memória coletiva no jornal e fatos expressos em suas páginas por meio tanto dos gêneros textuais utilizados no jornalismo, quanto por meio das ilustrações e imagens escolhidas para documentá-los.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia:
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Platô Sistêmico na Teoria Social: Uma Revolução Científica às Avessas.
Rodrigues, Léo Peixoto (2014) -
Rede de Apoio Social dos Usuários de Centro de Atenção Psicossocial e Moradores de Residenciais Terapêuticos.
Lima, Zélma Gulart de (2013-05-19)Novos olhares foram incorporados à condução do cuidado em saúde mental, e, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) assumiram especial relevância, como serviços estratégicos ... -
“Eu gritei para eles o que eu queria”: vivências no controle social em saúde mental
Neutzling, Isadora Oliveira; Franzmann, Uiasser Thomas; Menezes, Etiene Silveira de; Kantorski, Luciane Prado (2024)

