Nietzsche e o positivismo: crítica da moral e filosofia do conhecimento.
Resumo
O trabalho se divide basicamente em três momentos; no primeiro deles, trata da apresentação da crítica de Nietzsche aos ditos príncipios “absolutos” da filosofia moral positivista, especialmente da crítica do filósofo ao altruísmo. Pretende-se apresentar ainda nesta etapa, o modo com que o positivismo serviu a contraproposição e ao desenvolvimento da perspectiva nietzschiana acerca da natureza pulsional dos valores, na medida em que busca fundamentar a ideia a qual não se trata a crítica do filósofo ao positivismo, de uma crítica radical ou em um antipositivismo dogmático. Em um segundo momento, intenta-se analisar como Friedrich Nietzsche associa a teoria do conhecimento positivista ao sensualismo e ao empirismo ingênuo, contrapondo tais noções gnosiológicas tanto aquilo que pode ser considerado seu paradigma interpretativo quanto àquilo que o próprio filósofo chamara de perspectivismo. Em um terceiro momento, procuramos mostrar como Jürgen Habermas, em sua obra Conhecimento e Interesse pode colocar o positivismo de Auguste Comte como uma das influências decisivas do perspectivismo de Nietzsche, associando o autor à espiritualidade nascida a partir dos argumentos elaborados por Hegel em seu livro, A fenomenologia do espírito e ainda ao transcedentalismo de inspiração kantiana.
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