O espaço e o tempo da infância no período de transição da Educação Infantil para os anos iniciais.

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Data
2011-03-23Autor
Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
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Esta pesquisa tem por problema como se estruturam os espaços e o tempo
da infância na passagem da Educação Infantil para o primeiro ano? Mapear a
passagem, analisar a organização das políticas públicas para o ensino de 9 anos,
observar e descrever o espaço da Educação Infantil e do primeiro ano são os
objetivos desta. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso,
contanto com múltiplas fontes de evidências, como observação direta, entrevistas
semiestruturadas e análise documental. Entre outubro de 2009 a maio de 2010,
foram acompanhados o mesmo grupo de crianças durante o período de transição,
classificando os dados em três categorias: O espaço físico, o espaço do brinquedo
e o espaço do currículo na sala de aula da Educação Infantil e do primeiro ano. A
partir desses indicadores, percebe-se que o espaço da Educação Infantil é um
ambiente acolhedor, no qual a ludicidade é uma dimensão da linguagem, pois a
criança se expressa com liberdade, imaginação, criatividade e prazer através do
desenho, da dança e das brincadeiras. Em dissonância, no primeiro ano, a
expressão se dá na maioria das vezes por uso da palavra escrita, sendo poucas
às vezes que o lúdico é associado. Com o avançar da passagem para os
próximos anos do Ensino Fundamental, características como a espontaneidade,
criatividade, imaginação, prazer, alegria e divertimento, bem como a dimensão do
corpo, do movimento e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar
aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um
curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora,
muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos
diversos.
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