Repercussões sobre a prática de educar para o patrimônio: Roteiro Cultural e Dia do Patrimônio em Pelotas.
Resumo
No Brasil, o termo Patrimônio Histórico cresceu no último século, passando do
conceito de patrimônio monumental para o de patrimônio cultural. Este conceito foi
ampliado a partir do art. nº 216 da Constituição Federal de 1988, inserindo ao termo
todas as formas de criar, fazer e viver como expressões culturais. Essa ampliação do
termo já havia sido proposta por Mário de Andrade em 1936 e incluía dentre os bens
patrimoniais, os bens imateriais, festas, cultos, tradições e modos de fazer. Porém esse
conceito estava à frente de seu tempo. Este trabalho aborda as modificações dos
conceitos de Patrimônio, Memória, Cultura e Educação para o Patrimônio no Brasil e
no mundo, adentrando na forma como os termos são abordados e trabalhados na
cidade de Pelotas. Ao longo dos últimos anos, têm sido realizadas diversas ações
educativas a favor da preservação, está pesquisa debruça-se sobre duas delas
ocorridas na cidade de Pelotas. Sendo uma delas o roteiro Cultural realizado nos anos
90 e a outra a celebração do Dia do Patrimônio que vem ocorrendo anualmente na
cidade desde de 2013. Com a aplicação de entrevistas e questionários, buscou-se
entender como essas ações ocorreram e através das respostas de um grupo de
crianças e adultos, que participaram do evento do Dia do Patrimônio, entender como o
evento tem sido experenciado. Apesar das experiências de educação para o patrimônio
terem sido enfatizadas desde os anos 1990 em Pelotas, observam-se que as
experiências atuais tem uma atenção mais voltada ao patrimônio imaterial nas suas
diversas expressões.
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