Caciques de Umbanda em Pelotas: narrativas, histórias e outras pedagogias.

Visualizar/ Abrir
Data
2015-02-06Autor
Barbosa Junior, Hélcio Fernandes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa trata da análise dos processos educativos dentro dos terreiros de
Umbanda na cidade de Pelotas/RS, através da figura de seus Caciques. O objetivo
central é indagar acerca dos conhecimentos transmitidos através da oralidade e da
experiência dos sujeitos envolvidos. Como metodologia foi utilizada a entrevista
narrativa (EN), de Sandra Jovchelovitch, adaptada aos interesses da pesquisa.
Nesta perspectiva são apresentadas as narrativas de dois caciques e a análise dos
dados foi realizada através da relação entre as narrativas dos entrevistados e
autores que subsidiam as reflexões contidas nesse trabalho, entre eles: Walter
Benjamin (2012), Miguel Arroyo (2014) e Boaventura de Sousa Santos (2010). Os
resultados encontrados nos permitem corroborar a conceituação proposta por Arroyo
(2014), configurando as narrativas dos Caciques de Umbanda enquanto Outros
Sujeitos oriundos de Outras Pedagogias.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: