A construção de um currículo por competências: o caso do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS.
Resumo
São enfocados neste trabalho os processos de elaboração e detalhamento do currículo do
Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações, do Centro Federal de Educação
Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS), que se desenvolveram dentro do contexto da
reestruturação educacional e curricular desencadeada com o Decreto 2.208/97 e suas
legislações complementares que instituíram o modelo das competências profissionais como
ordenador da educação profissional de nível técnico. Trata-se de um estudo de caso que se
utilizou de entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e análise documental. Os sujeitos da
pesquisa foram os agentes da administração escolar, os professores coordenadores da
elaboração do detalhamento curricular de cada módulo profissionalizante que compõe o
curso, os professores que tiveram participação no processo de elaboração/detalhamento do
currículo, os professores que não tiveram participação e também os alunos concluintes do
primeiro semestre do ano de 2005. Com isso contemplaram-se os múltiplos sujeitos e
instâncias de poder implicados na construção do currículo local. Nas análises realizadas
predominantemente a partir do enfoque das teorias educacionais pós-críticas no campo do
currículo, destacam-se as interpretações e ressignificações que a instituição local e seus
agentes deram à política curricular oficial da pedagogia das competências. São
identificados alguns mecanismos de poder e disputas que marcaram as posições dos sujeitos
no processo de elaboração curricular e seus resultados no currículo escrito e em ação. O
estudo mostra que a constituição do currículo local é um processo de hibridização, o qual
incorpora elementos da proposta oficial e elementos da tradição curricular, para a
confecção do modelo curricular modular baseado em competências. O estudo destaca
também uma avaliação dos agentes locais acerca da construção curricular evidenciando os
diferentes aspectos do modelo educacional baseado em competências adotado pelo curso
investigado.
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