Visualidades em práticas pedagógicas: discutindo os processos de leitura e compreensão crítica de imagens na formação docente em Artes Visuais

Visualizar/ Abrir
Data
2021-01-08Autor
Torres, Laura Sacco dos Anjos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir aspectos da visualidade presentes
nos discursos de professoras de Artes Visuais, que trabalham com os anos finais do
Ensino Fundamental na cidade de Pelotas, identificando as principais tendências
metodológicas que sustentam suas práticas pedagógicas. A análise dos dados está
amparada em uma perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin e o Círculo
(BAKHTIN, 2011; VOLOCHINÓV,2018; SOBRAL, 2009), em que a analista procura
nas marcas linguísticas dos enunciados os sentidos discursivamente construídos no
que concerne aos aspectos da visualidade, bem como a compreensão que as
professoras de Artes Visuais têm em torno dos conceitos de imagem e visualidade.
Os resultados da pesquisa demonstram uma compreensão formalista do conceito de
imagem, por grande parte das entrevistadas, estando somente uma das
participantes familiarizada com a compreensão de visualidade enquanto conceito da
cultura visual. As falas das entrevistadas são muito representativas de uma
construção de saberes, que são próprios dos professores, os quais se evidenciam
em sua pluralidade e heterogeneidade mediante o exercício da ação docente
(TARDIF, 2005). Através das falas das entrevistadas, foi verificado que as
professoras tiveram em sua formação inicial um limitado acesso a perspectivas e
abordagens metodológicas para leitura, compreensão crítica e apreciação de
imagens. Acredita-se que o contato com essas perspectivas em sua diversidade
pode fornecer recursos importantes para a construção de saberes pedagógicos, os
quais podem ser mobilizados no trabalho docente.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: