Trajetória biográfica de uma coleção arqueológica pré-colonial (1984-2020): o caso do Museu da Cidade do Rio Grande - MCRG.
Resumo
A presente pesquisa de dissertação de mestrado tem por eixo estruturante a temática de musealização do patrimônio arqueológico, e sua inserção nos debates museais e patrimoniais. Teve por objetivo analisar a trajetória biográfica de uma coleção arqueológica pré-colonial, que atualmente vislumbra em exposição no Museu da Cidade do Rio Grande (MCRG), no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Parte da constatação de que tais coleções, devido à fragilidade de dados contextuais (cronológico-espaciais), relativo às informações de contextos socioculturais mais amplos, sofrem um duplo processo de abandono em relação ao passado indígena: o primeiro ocorre do ponto de vista científico devido à ausência de estudos sobre essas tipologias de acervos, e um segundo, social e simbólico, cujo efeito resulta no afastamento da sociedade em relação à preservação de uma história indígena de longa-duração. Em relação aos pressupostos metodológicos, a pesquisa se insere nos estudos qualitativos, dessa forma, realizou-se levantamento de fontes primárias (documentações da própria instituição e de formação do acervo), e secundárias (entrevistas estruturas e semiestruturadas com os agentes patrimoniais e demais interlocutores), que participaram dos deslocamentos intra e extrainstitucionais dos objetos pertencentes à coleção. Ao passo que se identificou aspectos da trajetória biográfica desta coleção, em especifico, se destacou o seu potencial extrínseco, como elemento de coesão entre as narrativas construídas pelos atores sociais e o patrimônio arqueológico. A discussão teórico-metodológica sobre a biografia cultural dos objetos, que orientou a construção dos capítulos da dissertação, foi utilizada como estratégia de (re) qualificação dos acervos arqueológicos pré-coloniais no cenário museal. Os resultados da pesquisa apontam para uma necessária dinamização das informações sobre o acervo pré-colonial do MCRG, sugerindo novas possibilidades de investigação e apropriação social das memórias referentes ao passado indígena na realidade brasileira contemporânea.
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