A (trans)formação do conhecimento didático do conteúdo no contexto da formação inicial em um curso de Licenciatura em Química
Resumo
A presente pesquisa investiga a (trans)formação do CDC de professores em formação inicial de um curso de Licenciatura em Química em um componente curricular que contempla o Estágio de Regência, que envolve o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação de aulas de Química no Ensino Médio. O estudo parte da perspectiva de que os professores apresentam conhecimentos únicos e próprios da profissão docente em Química, a partir do referencial do Conhecimento Didático
do Conteúdo (CDC), que permite análises sobre a ação do professor e, sobretudo, da identidade e do desenvolvimento da profissão docente. A pesquisa foi desenvolvida mediante um estudo de caso, no qual fora analisado o contexto do componente curricular de Estágio Supervisionado III a partir do acompanhamento e observação das aulas, do desenvolvimento de orientações aos planos de aula, análises de relatórios e seminários e atividades produzidas para atuação nas escolas, com gravação, transcrição e registros em diários de bordo pela pesquisadora. A análise dos dados coletados foi realizada mediante a Análise Textual Discursiva (ATD), que permitiu discutir sobre quatro categorias a priori e uma categoria emergente. As categorias a priori abordam, cada uma, um componente do CDC (Conhecimento do Contexto, Disciplinar, Metadisciplinar e Psicopedagógico) e têm a função de
evidenciar as mobilizações e (trans)formações do CDC no Estágio Supervisionado III. De forma complementar, a categoria emergente, denominada Os Estágios Supervisionados e a (trans)formação do CDC na reflexão da práxis docente, apresenta dados referentes à importância da reflexão nos Estágios com base no CDC químico. Como resultados foi possível evidenciar mobilizações e (trans)formações dos componentes do CDC que demonstram a potencialidade do Estágio Supervisionado III para o desenvolvimento e aprimoramento do CDC químico e no processo de ação
e reflexão da práxis docente, que possibilita formar um professor crítico e reflexivo, capaz de avaliar suas próprias ações e a partir disso se (re)construir.
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