Avaliação de Resultados de Projetos de Inovação Transformadora Rural: o caso do projeto Rota dos Butiazais
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o framework de avaliação de
nichos sociotécnicos de inovação proposto por Molas-Gallart et al. (2020) e Ghosh et
al. (2021) no contexto rural brasileiro. Como objetivos específicos foram definidos:
descrever o Projeto Rota dos Butiazais; identificar a teoria da mudança do projeto Rota
dos Butiazais; identificar os resultados transformadores obtidos pelo projeto Rota dos
Butiazais; analisar o framework de avaliação revisão de nichos com vista à aplicação
em nichos rurais; propor sugestões de melhorias ao framework analisado. Para
realizar uma análise empírica do modelo teórico dos doze resultados transformadores,
foi realizado um estudo de caso no Nicho sociotécnico Rota dos Butiazais, o qual é
associado ao contexto rural. Foi realizada uma bibliográfica, onde foi discutido a
evolução dos frames orientadores das políticas de ciência e tecnologia, os tipos de
nicho de inovação, a avaliação de nichos sociotécnicos, teoria da mudança e
resultados transformadores relacionados aos nichos de inovação e suas
particularidades. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. O método
escolhido foi o estudo de caso e como técnica para coleta dos dados foram realizados
grupos focais com participantes, além disso, foi realizada, também, a análise
documental. A análise dos dados gerados foi realizada através da análise de
conteúdo. As conclusões da pesquisa indicaram que o projeto Rota dos Butiazais
apresenta características de um compromisso de Política Experimental; o processo
de elaboração da Teoria da Mudança possibilitou uma análise formativa sobre quais
fatores estão afetando o alcance dos impactos esperados pelo grupo; os 12 resultados
transformadores se mostraram adequados à avaliação de uma EPE (Experimental
Policy Engagements) rural; os 12 resultados transformadores possibilitaram uma
avaliação formativa e reflexiva sobre o estágio de evolução e a necessidade de novas
atividades a serem desenvolvidas pelo grupo com vista a fazer o projeto evoluir em
direção ao alcance dos impactos esperados; o método de grupo focal mostrou-se uma
estratégia adequada para pesquisas que se propõem à compreensão de experiências
grupais e na transformação da realidade; três novos resultados transformadores são
necessários na avaliação formativa de uma EPE. São eles: coordenação, estruturação
e análise das cadeias produtivas emergentes; fomento às alterações socioculturais.
Um conjunto de sugestões foram realizadas para projetos com foco em
sustentabilidade ligados à Embrapa, assim como para o aprimoramento de políticas
públicas.
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