O ambiente educacional do Curso de Zootecnia da UFPel na percepção do egresso

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Data
2022-06-24Autor
Brauner, Norma Alessandra Dias
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A pesquisa e o acompanhamento de egressos dos cursos superiores são
ferramentas importantes na avaliação dos cursos ofertados, vinculação com a
realidade dos cenários de trabalho, atuação e perfil do profissional para que
constantes ajustes possam ser realizados no aprimoramento dos cursos e
adequação às diferentes realidades. O ambiente educacional (AE)
proporcionado pela instituição de ensino interfere no desempenho, na formação
e na satisfação dos estudantes em relação ao curso. De acordo com Troncon
(2014), o AE é o conjunto de elementos materiais e afetivos presentes no
ambiente de aprendizagem e que influenciam na qualidade do ensino e afetam
os estudantes nos processos de ensino-aprendizado. Neste trabalho os
elementos do AE foram agrupados, através de uma análise fatorial, em três
dimensões, a primeira mesclou variáveis referentes a percepção dos egressos
quanto o processo de docência, da adequabilidade do currículo, das disciplinas
e da avaliação e foi nomeada “Processo de Ensino”, a segunda reuniu variáveis
relativas à oferta de estágios, monitores, projetos de iniciação científica e
docentes em quantidade suficiente e foi chamada “Suporte à Aprendizagem”, e
a terceira dimensão reuniu as variáveis do ambiente educacional relacionadas
às condições físicas (instalações e biblioteca) e de pessoal (disponibilidade de
docentes), sendo por isso foi nomeada “Infraestrutura Educacional”. Desta
forma, o objetivo do trabalho foi analisar a percepção do egresso do curso de
Zootecnia da UFPel acerca do ambiente educacional e suas relações com a
atuação profissional, empregabilidade e satisfação com o curso. Desta forma,
foi elaborado um questionário de autoaplicação através da plataforma Google
Forms, com variáveis relacionadas ao perfil socioeconômico, perfil profissional,
percepções sobre a formação e percepções das dimensões do AE, o qual foi
aplicado no período de novembro de 2021 a janeiro 2022 aos 238 egressos
graduados desde a primeira a turma (2013/2) até a turma 2021/1. Foram
obtidas 108 respostas, e os dados obtidos foram analisados quantitativa e
qualitativamente. Os resultados demonstraram que o ambiente educacional do
curso de Zootecnia apresentou uma avaliação mais positiva do que negativa na
percepção dos egressos. A avaliação do AE pelo egresso não variou em
virtude de estar ou não trabalhando, e os egressos cuja atividade profissional
tem relação direta com a área da zootecnia avaliaram de forma mais crítica as
dimensões do AE. Os egressos que consideraram atendidas as suas
expectativas de formação avaliaram as dimensões do AE com médias
significativamente (P<0,05) maiores do que os que afirmaram que não
consideraram ou consideraram parcialmente atendidas suas expectativas.
44,4% dos egressos indicou perceber discrepância entre as habilidades exigidas pelo mercado profissional e as que adquiriu no curso de Zootecnia.
Um considerável número de egressos indicou em respostas dissertativas a
diferentes questões a percepção de falta ou deficiência de atividades e
experiências práticas proporcionadas pelo curso. Entretanto, a maioria dos
egressos indicou estar satisfeitos com a sua formação acadêmica nos níveis
pessoal, profissional e financeiro. Assim, conclui-se que a percepção do
egresso do curso de zootecnia da UFPel é positiva acerca do ambiente
educacional e suas relações com a atuação profissional, empregabilidade e
satisfação com o curso realizado.
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