Juventude(s) que ousa(m) lutar: a luta do movimento estudantil secundarista e o processo de consciência política
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de consciência política de jovens mulheres e
estudantes que participaram do movimento de ocupação secundarista na cidade de Pelotas-Rio
Grande do Sul, no ano de 2016. Para isso, buscou-se: i) compreender o repertório político construído pelas estudantes nas ocupações secundaristas de 2016; e ii) analisar o engajamento político
das estudantes a partir das ocupações. A condução da investigação foi embasada na perspectiva
epistemo-metodológica dos Círculos Epistemológicos (ROMÃO et al., 2006) e contou com a colaboração de dois grupos de estudantes que ocuparam duas distintas escolas. As narrativas que
emergiram desses encontros foram analisadas por meio das sete dimensões psicossociais presentes no Modelo de Análise da Consciência Política (SANDOVAL, 1989, 1994, 1997, 2001): 1)
identidade coletiva; 2) crenças, valores e expectativas sobre a sociedade; 3) interesses coletivos;
4) eficácia política; 5) emoções- sentimentos com respeito aos adversários; 6) vontade de agir coletivamente; 7) metas e repertórios de ação. Os resultados apontam que o movimento de ocupação
teve importância no processo de consciência política das estudantes e influenciou o engajamento
político das pesquisandas, mesmo em momentos posteriores. Além disso, identificou-se que os círculos epistemológicos possibilitaram a construção de um potente espaço de conscientização, onde
conhecimentos foram formados de modo dialógico, a partir de experiências de luta compartilhadas.
As ocupações não se encerraram naquele momento, mas deixaram marcas na construção de um
repertório de luta coletivo.
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