Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/122
Tipo: Article
Título: Importância do uso da inseminação artificial na prevenção da veiculação de patógenos através do sêmen suíno
Autor(es): Bianchi, Ivan
Schaaf, Sílvia
Corrêa, Érico Kunde
Perondi, Arlan
Lucia Júnior, Thomaz
Deschamps, João Carlos
Corrêa, Marcio Nunes
Abstract: Por meio da inseminação artificial (IA), o uso do macho suíno é otimizado, pois um mesmo reprodutor pode fornecer sêmen para um número maior de fêmeas. Problemas reprodutivos observados em granjas poucas vezes são relacionados à qualidade microbiológica da dose inseminante, mas sim à falta de diagnóstico. Muitos patógenos podem ser veiculados pelo sêmen e introduzidos nos plantéis de fêmeas por meio da IA, comprometendo, assim, a fertilidade e à prolificidade de um rebanho. Um eficiente programa de biosseguridade, manutenção da saúde dos reprodutores e uma correta manipulação do ejaculado são condições imprescindíveis para a qualidade das doses inseminantes.
Palavras-chave: Bacteriospermia
Vírus
Sêmen
Inseminação artificial
Suínos
Viruses
Artificial insemination
Swine
Citação: BIANCHI, Ivan et al. Importância do uso da inseminação artificial na prevenção da veiculação de patógenos através do sêmen suíno. Revista Brasileira de Reprodução Animal, Belo Horizonte, v.30, n.1/2, p.72 -77, jan./jun. 2006.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/122
Data do documento: Jan-2006
Aparece nas coleções:Departamento de Patologia Animal: Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importancia do uso da inseminacao artificial na prevencao da veiculacao de patogenos atraves do semen suino.pdf75,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.