Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1616
metadata.dc.type: doctoralThesis
Title: Livros e leitura na cidade de Pelotas RS no final do século XIX: um estudo através dos jornais pelotenses (1875-1900)
metadata.dc.creator: Gonçalves, Renata Braz
metadata.dc.contributor.advisor1: Peres, Eliane Teresinha
metadata.dc.description.resumo: A partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa documental teve por objetivo identificar representações de leitura registradas pela imprensa da cidade de Pelotas-RS no final do século XIX. Compuseram o corpusde análise notícias, anúncios, comentários e textos literários publicados nos jornais (comerciais, literários, políticos, noticiosos ou humorísticos) em circulação em Pelotas, entre 1875 e 1900, bem como estatutos e atas de sociedades literárias e da Bibliotheca Pública Pelotense. Para dar suporte a pesquisa, buscou-se abordar as noçõese metodologias utilizadas e difundidas por historiadores da leitura que trabalham sob a perspectiva da História Cultural, com ênfase em Roger Chartier, que apresenta como noções centrais a representação e a apropriação. A partir da análise dos jornais, foram identificados aspectos da produção e circulação de materiais de leitura livrarias, tipografias, autores e editores em Pelotas, no século XIX. Também foram constatadas representações de leitores, os quais poderiam ser classificados por gênero, mulheres e homens, e por faixa etária, crianças e adultos. A análise ainda permitiu descrever os espaços e eventos de leitura, como a Bibliotheca Pública Pelotense, as associações literárias e os saraus realizados nesses locais. Além disso, foram identificadas as representações de leitura nos discursos escritos nos jornais, a partir dos quais foi possível perceber a leitura como instrução, necessidade, perigo e salvação bem como verificar uma direta relação com a alfabetização
Abstract: Based on a qualitative approach, this documental research has had as an objective to identify reading representations that were registered by the press from Pelotas-RS, in the end of the XIX century. The corpus analysis has been composed by news, ads, comments and literary texts, all published in the newspapers (commercial, literary, political, news-like or ludicrous) circulating in Pelotas between 1875 and 1900, as well as regulations and minutes from literary groups and from the Pelotense Public Library. In order to provide support for this research, we have tried to approach the concepts and the methodologies used and spread by the reading historians who work under the perspective of Cultural History, emphasizing Roger Chartier, who presents the Representation and the Appropriations as central concepts. In order to do so, aspects of production and circulation of reading pieces - typography, libraries, authors and editors - have been identified in Pelotas, in the XIX century. Readers´ representation that could be classified by gender: men and women, age, children and adults have also been stated. The analysis has also allowed the description of reading events and spaces as: The Pelotense Public Library, literary associations and the saraus (musical and literary gatherings) that happened in these places. Apart from that, the reading representations in thenewspapers written speeches (in which it was possible to understand reading as instruction, need, danger and salvation, as well as to verify a straight relationwith literacy), have been identified
Keywords: História da educação
História da leitura
Pelotas
Education history
History of reading
Pelotas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GONÇALVES, Renata Braz. Livros e leitura na cidade de Pelotas RS no final do século XIX: um estudo através dos jornais pelotenses (1875-1900). 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1616
Issue Date: 23-Nov-2010
Appears in Collections:PPGE: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata_Braz_Goncalves_Tese.pdf44,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.