Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/690
Título: Avaliação da evolução da demanda de saúde bucal através do uso de sistemas de informação em saúde
Título(s) alternativo(s): Assessment the trends of demand for oral health through the use of the information systems of health
Evaluación de la evolución de la demanda de salud oral a través del uso de sistemas de información en salud
Autor(es): Teixeira, Nailê Damé
Facchini, Luiz Augusto
Castilhos, Eduardo Dickie de
Abstract: Avaliar a evolução da demanda de saúde bucal no município de Amaral Ferrador – Rio Grande do Sul, através de uma série histórica, contemplando o período entre 2000 e 2007, e contribuir para o dimensionamento do esforço para universalização da cobertura de saúde bucal em pequenos municípios. Este é um estudo de avaliação de dados secundários, contidos em base de dados do Ministério da Saúde do Brasil. A população de referência foram os moradores da localidade estudada. A coleta de dados para caracterização da demanda atendida foi feita pela utilização de indicadores de saúde bucal. Houve um aumento rápido e considerável no número de Procedimentos Individuais Básicos e no indicador de 1ª Consulta Odontológica Programática. Observou-se uma redução relativa no indicador de Proporção de Exodontias, embora o número de procedimentos anuais tenha se mantido estável ao longo do período. Também foi observada uma variabilidade na freqüência de Procedimentos Coletivos. Houve um aumento constante da cobertura populacional das ações de Saúde Bucal, em boa parte devido ao aumento de procedimentos individuais.
Palavras-chave: Saúde da família
Necessidades e demandas nos serviços de saúde
Sistemas de informação
Serviços de saúde bucal
Editor: JOURNAL OF NURSING AND HEALTH / REVISTA DE ENFERMAGEM E SAÚDE (JONAH / REnS)
Citação: TEIXEIRA, Nailê Damé; FACCHINI, Luiz Augusto; CASTILHOS, Eduardo Dickie de. Avaliação da evolução da demanda de saúde bucal através do uso de sistemas de informação em saúde. Revista de enfermagem e saúde, Pelotas, v. 1, n. 1, p. 50-59, jan./mar., 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/690
Data do documento: Jan-2011
Aparece nas coleções:Departamento de Odontologia Social e Preventiva: Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaméFacchiniCastilhos2011.pdf193,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.