Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/720
Tipo: Article
Título: Audiodescrição no ensino para pessoas cegas
Título(s) alternativo(s): Audiodescription for teaching for blind people
Autor(es): Vergara-Nunes, Elton
Liessem Fontana, Marcus Vinícius
Vanzin, Tarcisio
Abstract: Neste artigo, apresentam-se, na primeira parte, princípios pedagógicos que embasam a inclusão escolar das pessoas com deficiência, com foco no estudante cego. A inclusão no ensino só se torna possível e plena com a mudança na cultura das relações sociais que acontecem na escola e com a mediação de tecnologias assistivas. As tecnologias assistivas têm seu foco no usuário com deficiência e objetivam a dar-lhe autonomia em suas ações cotidianas e acesso aos bens e serviços existentes, bem como às informações disponíveis. Na escola, isso significa permitir ao aluno a apropriação dos conteúdos e participação nas atividades como os demais colegas. No contexto escolar, entretanto, o acesso aos conteúdos visuais ainda é uma barreira a ser vencida pelo estudante cego. Para tanto, dentro das tecnologias assistivas, apresenta-se a audiodescrição como alternativa viável de acessibilidade e inclusão escolar. Aqui, pretende-se mostrar esse potencial através de revisão da bibliografia e de mostras práticas dessas aplicações.
Palavras-chave: Audiodescrição
Acessibilidade
Ensino
Editor: CONAHPA
Citação: VERGARA-NUNES, Elton ; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem ; VANZIN, T. . Audiodescrição no ensino para pessoas cegas. In: CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2011, Pelotas. Conahpa, 2011. v. 1.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/720
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Letras: Trabalhos em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Audiodescricao no ensino para pessoas cegas.pdf314,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.