Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3027
Tipo: Article
Título: Prevalência de cárie dentária em dois municípios do Rio Grande do Sul, Brasil, no ano de 2010
Título(s) alternativo(s): Prevalence of dental caries in two municipalities of Rio Grande do Sul, Brazil, in year of 2010
Autor(es): Rosa, Denise Paiva da
Silva, Ana Paula da
Castilhos, Eduardo Dickie de
Bighetti, Tania Izabel
Abstract: Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo conhecer a prevalência da cárie dentária e as necessidades de tratamento em crianças de cinco e 12 anos de idade nos municípios de Sobradinho e Tavares, RS, no ano de 2010. Materiais e método: para tanto, realizou-se um estudo transversal descritivo, utilizando-se recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com dois examinadores previamente calibrados (Kappa de 0,92 interexaminadores; 0,97 para examinador A e 0,92 para examinador B). Foram calculados os índices ceod e CPOD, além do SiC Index para as duas idades e o CPOD para os primeiros molares permanentes. Resultados: foram examinadas 115 crianças em Sobradinho e 91 em Tavares. Estavam livres de cárie aos 5 anos 32,4% das crianças de Sobradinho e 45,7% das crianças de Tavares. O CPOD foi de 1,05 em Sobradinho e 2,80 em Tavares. O SiC Index para 5 anos foi de 7,23 em Sobradinho e 8,30 em Tavares enquanto que, para 12 anos, 3,27 e 5,64, respectivamente. A necessidade de tratamento predominante nos dois municípios, tanto para 5 anos quanto para 12 anos foi a remineralização. Conclusão: os dois municípios não atingiram as metas da OMS para o ano de 2010 em crianças de 5 anos. No que diz respeito às de 12 anos, o município de Sobradinho está bem próximo de alcançar o índice desejado. As necessidades de tratamento foram de baixa complexidade para os dois municípios. Verificou-se a necessidade de diagnóstico precoce, bem como de ações preventivas coletivas e individuais, voltadas para pré-escolares, uma vez que os primeiros molares permanentes foram responsáveis por uma considerável porcentagem da composição do índice CPOD aos 12 anos.
Palavras-chave: Levantamentos epidemiológicos
Cárie Dentária
Saúde da criança
Idioma: por
Editor: Universidade de Passo Fundo
Citação: Rosa, Denise Paiva da et al. Prevalência de cárie dentária em dois municípios do Rio Grande do Sul, Brasil, no ano de 2010. RFO, Passo Fundo, v. 19, n. 2, p. 193-199, maio/ago. 2014.
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3027
Data do documento: 22-Mai-2014
Aparece nas coleções:Departamento de Odontologia Social e Preventiva: Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prevalência de cárie dentária em dois municipios.pdf208,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons