Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3629
Tipo: masterThesis
Título: Tecnologias digitais e ensino de matemática: o uso de Facebook no processo de ensino dos números racionais
Título(s) alternativo(s): The use of Facebook in the process of teaching rational numbers
Autor(es): Felcher, Carla Denize Ott
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar o uso do Facebook, através de um grupo fechado, como possibilidade para potencializar o ensino dos números racionais, considerando este conteúdo um aporte para desenvolver o pensar dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Avaliando o Facebook como a rede social adotada pelos brasileiros, desenvolveu-se uma pesquisa-ação, em uma escola pública do município de Canguçu, em que o grupo fechado nessa rede social, denominado F@ceMAT, serviu como um Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde foram postados vídeos, imagens, textos, jogos didáticos, objetos de aprendizagem, situações problema, pesquisas, desafios. Assim, procurou-se por meio de atividades diversificadas, priorizando a pesquisa e a investigação, levar o aluno a ler, interpretar, elaborar, calcular, reformular, proporcionando a interação entre os pares, aluno e professor, aluno e aluno e, assim desenvolver o pensar. O F@ceMAT foi considerado favorável à aprendizagem na opinião dos alunos e também comprovado através dos resultados e evidências de maior participação e aproveitamento descritos nesta dissertação
Abstract: The present research aims at investigating the use of Facebook, the social network, through a closed group, as a possibility to improve teaching, more specifically in terms of rational numbers, considering this content as a contribution to develop the thinking of the seventh grade students in Middle School. Based on the fact that Facebook is a very popular social network in Brazil, an action research was developed in a public school in the city of Canguçu, where the closed group on this social network served as a Virtual Learning Environment, called F@ceMAT, where videos, images, texts, didactic games, learning objects, problem situations, researches, and challenges were posted. Thus, a variety of activities was sought, prioritizing researches, helping the students to read, comprehend, elaborate, calculate, reformulate, in order to provide interaction between peers: student and teacher, student and student, and thus, develop the thinking. F@ceMAT, the so-called Facebook group was considered favorable to learning in the students' opinion, and it was also proved through the results and evidences of greater participation and achievement described in the present dissertation
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Rede social
Números racionais
Ensino
Digital technology
Social network
Rational numbers.
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3629
Data do documento: 19-Dez-2017
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Ensino de ciência e matemática: Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla_Denize_Ott_Felcher_Dissertação.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Carla_Denize_Ott_Felcher_Produto.pdf714,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons