Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3861
metadata.dc.type: article
Title: Tecnologias de representação e geometria descritiva: reflexões sobre um repertório docente dirigido à arquitetura
Other Titles: REPRESENTATION TECHNOLOGIES AND DESCRIPTIVE GEOMETRY: REFLECTIONS ON A REPERTOIRE TEACHING TO ARCHITECTURE
Authors: Pires, Janice de Freitas
Vecchia, Luisa Felix dalla
Silva, Adriane Borda Almeida da
Abstract: Este trabalho registra reflexões sobre uma postura docente, adotada junto ao ensino de geometria descritiva e dirigida à formação em arquitetura. Desde 2010, aliando-se o ensino à pesquisa e à extensão, as atividades didáticas no âmbito de uma disciplina que trata do estudo da representação de superfícies curvas, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pelotas, incluem a exploração de tecnologias avançadas de representação e visualização. Desde um estágio inicial de formação dos estudantes, investe-se na construção de critérios para a aquisição de um amplo repertório tecnológico hoje disponível para a geração e controle da forma, e consequentemente, para a prática projetual de arquitetura. São descritos os tipos de atividades e tecnologias envolvidas, demonstrando-se a quais conteúdos e propósitos estão dirigidos. Junto a esta descrição são abordadas as seguintes questões: critérios de seleção dos problemas de representação a serem estudados; a pertinência da tecnologia proposta ao tipo de problema de representação selecionado; exclusividades, redundâncias ou complementaridades das potencialidades, para a geração e controle da forma, identificadas no conjunto das tecnologias empregadas; investimento em tempo e infraestrutura para a apropriação das tecnologias pelo corpo docente e discente; sustentabilidade desta postura didática. Embora as reflexões sejam específicas de um contexto e conteúdos determinados, considera-se que este tipo de registro contribui para subsidiar estudos que busquem compreender práticas docentes dirigidas à arquitetura junto ao campo da geometria descritiva como repertório para a ação projetual.
Keywords: Geometria descritiva
Ensino de arquitetura
Superfícies curvas
Tecnologias de representação
Descriptive geometry
Teaching architecture
Curved surfaces
Representation technologies
GEGRADI
POSGD
PROGRAU
metadata.dc.language: por
Publisher: Educação Gráfica
Citation: PIRES, Janice de Freitas ; DALLA VECCHIA, Luisa Rodrigues Félix ; BORDA,A.B.A.S . TECNOLOGIAS DE REPRESENTAÇÃO E GEOMETRIA DESCRITIVA: REFLEXÕES SOBRE UM REPERTÓRIO DOCENTE DIRIGIDO À ARQUITETURA. Educação Gráfica (Online), v. 20, p. 212-231, 2016
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3861
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Pós-Graduação em Gráfica Digital: Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
18_TECNOLOGIAS-DE-REPRESENTAÇÃO_212_231.pdf1,73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons