Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3872
metadata.dc.type: article
Title: Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica
Authors: Silva, Adriane Borda Almeida da
Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues
Arbeloa, Francisco José Serón
Pablos, Javier Arlegui de
Abstract: A partir de uma análise prévia de materiais didáticos dirigidos ao contexto da Expressão Gráfica Arquitetônica, relativos à descrição da forma e da aparência de objetos arquitetônicos por meios informáticos, identificam-se propósitos diferenciados que selecionam conceitos e procedimentos específicos a serem tratados na formação acadêmica. Neste artigo, caracterizam-se estes propósitos como "paradigmas" nas práticas didáticas de Expressão Gráfica. Utiliza-se a Teoria Antropológica da Didática, centrando-se em seus conceitos básicos de "praxeologia" e de "transposição didática" como marco metodológico para a análise.
Keywords: Expressão gráfica arquitetônica
Informática gráfica
Transposição didática
Architectural graphics representation
Computer graphics
Didatic transposition
GEGRADI
metadata.dc.language: por
Publisher: Revista Educação Gráfica
Citation: BORDA,A.B.A.S; ARBELOA, Francisco José Serón ; ARLEGUI, J. ; FÉLIX, Neusa Rodrigues . REPRESENTAÇÃO, FORMALIZAÇÃO E MODELAGEM: Identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica. Educação Gráfica (Bauru), Baurú, Univ. Estadual Paulista, v. 6, p. 155-165, 2002.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3872
Issue Date: 2002
Appears in Collections:Pós-Graduação em Gráfica Digital: Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Representacao-formalizacao.pdf5,1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons