Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3916
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Corte e sutura: a escrita como cicatriz
Authors: Andrade, Sandro Silva de
metadata.dc.creator: Andrade, Sandro Silva de
metadata.dc.description.resumo: Corte e sutura trata de algo que achei que conhecesse muito bem: eu. Tive algumas surpresas quanto a isso. Em consonância com metodologias investigativas contemporâneas no que tange à subjetividade, como cartografia, escritas de si, e principalmente A/r/tografia, pude realizar, no presente estudo, uma jornada de autoconhecimento. Através de uma escrita autobiográfica imagética/poética/(re)inventiva, tenho como objetivo, investigar alguns problemas que levantei enquanto educador. Em cursos particulares que ministro, de história em quadrinhos, desenvolvi propostas utilizando minhas referências pessoais como pontos de partida para a criação de práticas docentes lúdicas com base em narrativas autobiográficas. Matéria primordial do trabalho que aqui se apresenta, aquelas experiências pedagógicas evidenciam a busca por uma identidade metodológica através de dinâmicas era evocada a subjetividade dos alunos muito mais do que apenas transmitir informações técnicas. Corte e Sutura é, portanto, uma pesquisa de caráter processual, em constantes transformações e que aqui não se encerra. Ao contrário, o final desta etapa oferece possibilidades variadas de futuras investigações.
Abstract: Cut and suture deals with something I thought I understood very well: me. I had a few surprises in this regard. In accordance with contemporary investigative methodologies regarding subjectivity, such as cartography, written by itself, and principally A/r/tography, I was able to carry out, in the present study, a journey of self-knowledge. Through autobiographical imagery / poetic / (re) inventive writing, I aim to investigate some problems that I identified as an educator. In particular courses that minister, comic book, I developed proposals using my personal references as starting points for the creation of playful teaching practices based on autobiographical narratives. Primordial subject of the work presented here, those pedagogical experiences evidence the search for a methodological identity through dynamics was evoked the subjectivity of the students much more than just convey technical information. Cut and Suture is, therefore, a research of processual character, in constant transformation and that does not end here. To the contrary, the end of this stage offers varied possibilities for future investigations.
Keywords: Artes visuais
Autobiografias
História em quadrinhos
Fanzines
Autobiographies
Comics
Fanzines
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citation: ANDRADE, Sandro Silva de. Corte e sutura : a escrita como cicatriz. 2017. 182 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3916
Issue Date: 26-Apr-2017
Appears in Collections:Pós-Graduação em Artes visuais: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandro Silva de Andrade_Dissertação.pdf6,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons