Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3920
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Reflexus: o pensamento reflexivo e a experiência estética na formação docente em artes visuais da UFPEL/RS.
Other Titles: Reflexus: Reflective thinking through art in teacher education in Visual Arts.
Authors: Wrege, Raquel Casanova dos Santos
metadata.dc.creator: Wrege, Raquel Casanova dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação propõe um pensar sobre o processo de formação inicial docente em Artes Visuais, a partir do conceito de ação-reflexiva embasado no ato perceptivo do sujeito para o mundo ao seu redor. Compreende-se que durante a graduação, no Curso de Artes Visuais Licenciatura, é necessário que o futuro educador de Artes Visuais possa experienciar esteticamente os aspectos formativos. Desse modo, trata-se a experiência estética como meio de despertar uma postura mais ativa do discente para sua formação inicial. O estudo parte de abordagem qualitativa e se dá através de pesquisa-ação tendo como público-alvo discentes do Curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura da UFPel. Fundamenta-se teoricamente no pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty (1990, 1992, 1999), na concepção de profissional reflexivo de Schön (2000) e de prática reflexiva de Perrenoud (2002).
Abstract: This dissertation proposes to think about the process of initial teacher training in Visual Arts, from the concept of action-reflexive based on the perceptive act of the subject to the world around him. It is understood that during the undergraduate, in th e Course of Visual Arts Degree, it is necessary that the future educator of Visual Arts can aesthetically experience the formative aspects. In this way, the aesthetic experience is treated as a means of awakening a more active posture of the student to his initial formation. The study is part of a qualitative approach and is given through the Research-Action-Participant having as target audience students of the Visual Arts Course UFPel's Licenciatura degree. It is theoretically based on Merleau-Ponty's phenomenological thinking (1990, 1992, 1999), on Schön's conception of reflexive professional (2000) and on reflexive practice by Perrenoud (2002).
Keywords: Artes visuais
Experiência estética
Professor reflexivo
Formação docente
Aesthetic experience
Reflective teacher
Teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citation: WREGE, Raquel Casanova dos Santos. Reflexus : o pensamento reflexivo e a experiência estética na formação docente em artes visuais da UFPEL/RS. 2018. 241 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3920
Issue Date: 20-Feb-2018
Appears in Collections:Pós-Graduação em Artes visuais: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel Casanova do santos Wrege_Dissertação.pdf6,55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons