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metadata.dc.type: doctoralThesis
Title: Metodologias (cri)ativas na escola: a multiplicidade da aprendizagem de língua inglesa baseada em projetos
Other Titles: (Cre)active methodologies in school: the multiplicity of project- based english language learning
metadata.dc.creator: Alda, Lucía Silveira
metadata.dc.description.resumo: Este estudo parte da necessidade de repensar as práticas didático-metodológicas para um ensino de língua inglesa eficaz e sustentável na escola pública. Diante das condições existentes em grande parte dos espaços educativos brasileiros, como a heterogeneidade do grupo de aprendizes, a supervalorização de avaliações padronizadas e a baixa inserção de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem (PELIZZARI, 2003; CUNHA; MICCOLI, 2016), este trabalho encontra na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) uma forma colaborativa de minimizar esses obstáculos e fomentar, além da aprendizagem da língua, o desenvolvimento de habilidades fundamentais para corresponder às exigências do século (GEE, 2009; LEVY; MURNANE, 2003; WAGNER, 2008; PELLEGRINO; HILTON, 2012; GRAHAM, 2015). Em vista disso, esta pesquisa objetiva investigar os efeitos produzidos pela aprendizagem colaborativa baseada em projetos nas aulas de língua inglesa. Para tanto, com suporte nos pressupostos sobre ABP (DEWEY, 1897; BARBOSA et al, 2004; BARBOSA; MOURA, 2013) e nas considerações sobre Múltiplas Inteligências (GARDNER, 1983; ARMSTRONG, 1994; BARRINGTON, 2004) e tecnologias móveis (KUKULSKA-HULME; TRAXLER, 2005; SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2011), desenvolveu-se um projeto de aprendizagem de língua inglesa no qual os alunos planejaram, produziram e desenvolveram um produto audiovisual, a saber, um curta-metragem. A partir de uma diversidade de tarefas, entre as quais, a construção de uma narrativa, considerando a criação de personagens e diálogos, os alunos trabalharam colaborativamente em prol de uma meta comum. Os resultados dessas produções, assim como todo o processo de desenvolvimento do projeto, são tomados, nesta tese, como elementos para análise. Com base na observação dos dados coletados ex-post-facto (KERLINGER, 1973; GIL, 2008) e do levantamento realizado por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas (MARCONI; LAKATOS, 1999), identificamos aspectos relevantes na implementação dessa metodologia ativa (ROCHA; LEMOS, 2014; MORÁN, 2015; BACICH; MORÁN, 2018), como o anseio dos alunos por atividades práticas e os benefícios do trabalho colaborativo. Essa metodologia, em contexto de ensino regular, apresentou-se como uma alternativa eficiente e sustentável (MORAES; GARDEL, 2009) no que tange à aprendizagem de LI na escola pública. Ainda, em associação com as tecnologias móveis, esta proposta possibilitou um novo sentido para a aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades e competências fundamentais para a vida dos aprendizes, em sintonia com necessidades de uma sociedade altamente tecnológica e globalizada, pautada nas constantes mudanças socioeconômicas. Diante desses fatores, a ABP permite reunir subsídios para pensar na promoção de mudanças nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas, sem ignorar os fatores macro determinantes das condições escolares.
Abstract: This study derives from the need to rethink the didactic-methodological praxis for an effective and sustainable English language teaching in the public school. Given the conditions that exist in most Brazilian educational spaces, such as the heterogeneity of the group of learners, the overvaluation of standardized tests and the low insertion of technologies in the teaching and learning process (Pelizzari, 2003, Cunha & Miccoli, 2016), this work finds in the Project-Based Learning (PBL) methodology a collaborative way of minimizing these obstacles and fostering, in addition to language learning, the development of fundamental skills to meet the demands of the century (Levi & Murnane, 2003, Wagner, 2008, Pellegrino & Hilton, 2012, Graham, 2015). As a result, this research aims to investigate the effects of a collaborative project-based learning in English language classes. To do so, based on the assumptions about PBL (Dewey, 1897, Barbosa, Moura & Barbosa, 2004, Barbosa & Moura, 2013) and in the considerations on Multiple Intelligences (Gardner, 1983, Armstrong, 1994, Barrington, 2004) and mobile technologies (Kukulska-Hulme & Traxler, 2005, Saccol, Schlemmer & Barbosa, 2011), we developed an English learning project in which students planned, produced and developed an audiovisual product, namely a short film. From a diversity of tasks, including the construction of a narrative, considering the creation of characters and dialogues, the students worked collaboratively towards a common goal. The results of these productions, as well as the whole process of project development, are taken, in this thesis, as elements for analysis. Based on the observation of the data collected ex-post facto (Kerlinger, 1973, Gil, 2008) and the survey carried out through questionnaires and semi-structured interviews (Marconi & Lakatos, 1999), we identified relevant aspects in the implementation of this active methodology (Rocha & Lemos, 2014, Morán, 2015, Bacich & Morán, 2018), as the students’ longing for practical activities and the benefits of collaborative work. This methodology, in the context of regular education, presented itself as an efficient and sustainable alternative (Moraes & Gardel, 2009) regarding the learning of English language in the public school. Also, in association with mobile technologies, this proposal made possible a new meaning for learning, contributing to the development of skills and competencies that are fundamental for the lives of learners, in line with the needs of a highly technological and globalized society, based on constant socioeconomic changes. In face of these factors, PBL allows gathering subsidies to think about the promotion of changes in the praxis of teaching and learning languages, without ignoring the macro determining factors of the school conditions.
Este estudio emerge de la necesidad de repensar las prácticas didácticometodológicas para una enseñanza de lengua inglesa eficaz y sostenible en la escuela pública. En el marco de las condiciones existentes en gran parte de los espacios educativos brasileños, como la heterogeneidad del grupo de aprendices, la sobrevalorización de evaluaciones estandarizadas y la baja inserción de tecnologías en el proceso de enseñanza y aprendizaje (Pelizzari, 2003, Cunha & Miccoli, 2016), este trabajo encuentra en la metodología de Aprendizaje Basado en Proyectos (ABP) una forma colaborativa de minimizar esos obstáculos y fomentar, además del aprendizaje de la lengua, el desarrollo de habilidades fundamentales para responder a las exigencias del siglo (Gee, 2009, Levy & Murnane, 2003, Wagner, 2008, Pellegrino & Hilton, 2012, Graham, 2015). Ante eso, esta investigación objetiva investigar los efectos producidos por el aprendizaje colaborativo basado en proyectos en las clases de lengua inglesa. Para hacerlo, con base en los conceptos de ABP (Dewey, 1897, Barbosa, Moura & Barbosa, 2004, Barbosa & Moura, 2013) e en las consideraciones sobre Múltiples Inteligencias (Gardner, 1983, Armstrong, 1994, Barrington, 2004) y tecnologías móviles (Kukulska-Hulme & Traxler, 2005, Saccol, Schlemmer & Barbosa, 2011), se desarrolló un proyecto de aprendizaje de lengua inglesa en el que los alumnos planearon, produjeron y desarrollaron un producto audiovisual, a saber, un cortometraje. A partir de una diversidad de tareas, entre las cuales, la construcción de una narrativa, considerando la creación de personajes y diálogos, los alumnos trabajaron colaborativamente en favor de una meta común. Los resultados de esas producciones, así como todo el proceso de desarrollo del proyecto, se toman en esta tesis como elementos para análisis. Basándose en la observación de los datos recogidos ex post-facto (Kerlinger, 1973, Gil, 2008) y del levantamiento realizado por medio de cuestionarios y entrevistas semiestructuradas (Marconi & Lakatos, 1999), identificamos aspectos relevantes en la implementación de esa metodología activa (Rocha & Lemos, 2014, Morán, 2015, Bacich & Morán, 2018), como el ansia de los los alumnos por tareas prácticas y los beneficios del trabajo colaborativo. Esta metodología, en contexto de enseñanza regular, se presentó como una alternativa eficiente y sostenible (Moraes & Gardel, 2009) en lo que se refiere al aprendizaje de lengua inglesa en la escuela pública. Además, en asociación con las tecnologías móviles, esta propuesta posibilitó un nuevo sentido para el aprendizaje, contribuyendo al desarrollo de las habilidades y competencias fundamentales para la vida de los aprendices, en sintonía con las necesidades de una sociedad altamente tecnológica y globalizada, pautada en los constantes cambios socioeconómicos. Ante estos factores, la ABP permite reunir subsidios para pensar en la promoción de cambios en las prácticas de enseñanza y aprendizaje de lenguas, sin ignorar los factores macro determinantes de las condiciones escolares.
Keywords: Aprendizagem baseada em projetos
Colaboração
Múltiplas inteligências
Tecnologias móveis
Produção audiovisual
Project-based learning
Collaboration
Multiple intelligences
Mobile technologies
Audiovisual production
Aprendizaje basado en proyectos
Colaboración
Múltiples inteligencias
Tecnologías móviles
Producción audiovisual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ALDA, L. S. Metodologias (cri)ativas na escola: a multiplicidade da aprendizagem de língua inglesa baseada em projetos. 30 de julho de 2018. 338 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4269
Issue Date: 30-Jul-2018
Appears in Collections:Pós-Graduação em Letras: Dissertações e Teses

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