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Tipo: masterThesis
Título: Ideologias linguísticas no ensino de língua estrangeira: relações entre português (LM) e espanhol (LE)
Título(s) alternativo(s): Ideologías Lingüísticas en la enseñanza de lengua extranjera: relaciones entre portugués (LM) y español (LE)
Autor(es): Aires, Débora Medeiros da Rosa
Primeiro Orientador: Mozzillo, Isabella Ferreira
Resumo: Os usos da linguagem são sempre originados, guiados e fundamentados por aspectos ideológicos. Com base nesse entendimento, as ideologias linguísticas podem ser conceituadas como sistemas de ideias que articulam noções de linguagem, línguas, fala e comunicação com formações culturais, políticas e sociais específicas (DEL VALLE, 2007). Esta pesquisa tem como objetivo propor reflexões acerca de ideologias linguísticas implicadas na relação entre a língua portuguesa como língua materna e a língua espanhola como língua estrangeira. Para isso, foram aplicados questionários aos estudantes do curso de Letras – Português e Espanhol da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ou seja, professores de língua estrangeira em formação, e também aos professores do mesmo curso, que são os formadores dos futuros professores. Solicitou-se que expressassem de que modo percebem e como abordam o contato de línguas nos processos de ensino/aprendizagem de espanhol. Percebeu-se nas respostas dos participantes a emergência de ideologias linguísticas variadas, ora valorizando os benefícios do contato entre as línguas, ora recomendando que as línguas devem desenvolver-se de forma separada para evitar a ocorrência de erros. A partir disso, foram elaborados ideologemas, que são os pressupostos nos quais se apoiam as ideologias linguísticas.
Abstract: Los usos del lenguaje son siempre originados, guiados y fundamentados por aspectos ideológicos. Con base en ese entendimiento, las ideologías lingüísticas pueden ser conceptualizadas como sistemas de ideas que articulan nociones de lenguaje, lenguas, habla y comunicación con formaciones culturales, políticas y sociales específicas (DEL VALLE, 2007). Esta investigación tiene como objetivo proponer reflexiones sobre las ideologías lingüísticas implicadas en la relación entre la lengua portuguesa como lengua materna y la lengua española como lengua extranjera. Para eso, fueron aplicados cuestionarios a los estudiantes del curso de Letras – Portugués y Español de la Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o sea, profesores de lengua extranjera en formación, y también a los profesores del mismo curso, que son los formadores de los futuros profesores. Se les pidió que expresaran de qué modo perciben y cómo enfocan el contacto de lenguas en los procesos de enseñanza/aprendizaje de español. Se percibió en las respuestas de los participantes la emergencia de ideologías lingüísticas variadas, en algunos momentos valorando los beneficios del contacto entre lenguas, y en otros recomendando que las lenguas deben desarrollarse de forma separada para evitar la ocurrencia de errores. A partir de eso, fueron elaborados ideologemas, que son los presupuestos en los cuales se apoyan las ideologías lingüísticas.
Palavras-chave: Ideologias linguísticas
Línguas em contato
Ensino de língua estrangeira
Língua espanhola
Ideologías lingüísticas
Lenguas en contacto
Enseñanza de lengua extranjera
Lengua española
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: AIRES, Débora Medeiros da Rosa. Ideologias Linguísticas no ensino de língua estrangeira: relações entre português (LM) e espanhol (LE). 2019. 128 p. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4341
Data do documento: 31-Jan-2019
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