Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4356
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Aplicação de algoritmos genéticos na configuração de parâmetros em técnica bioinspirada para balanceamento de carga em RSSF
Other Titles: Application of genetic algorithm in the parameter configuration techniques for load balancing WSN
metadata.dc.creator: Braga, Matheus Lorenzato
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Brisolara, Lisane Brisolara de
metadata.dc.description.resumo: Em Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) reativas a redundância necessária para cobrir a área de interesse que a configuração dos sensores exige faz com que mais de um sensor possa detectar um mesmo evento, em uma mesma área, ao mesmo tempo. Esta redundância motiva a adoção de técnicas de coordenação estáticas e dinâmicas para alcançar um balanceamento no processamento dos eventos por parte dos nodos de maneira a aumentar o tempo de vida da rede. Este trabalho trata do desenvolvimento de uma estratégia de seleção automatizada de parâmetros em um algoritmo de balanceamento de carga para RSSF bioinspirado, denominado Ant-based. Um algoritmo genético foi desenvolvido e uma técnica de aceleração deste algoritmo foi implementada. Os resultados mostraram que para redes em que os nodos são distribuídos aleatoriamente no espaço de interesse foi possível obter parâmetros mais eficientes. Os novos parâmetros de configuração do algoritmo obtidos obtiveram um desempenho melhor que os parâmetros originais para uma rede fortemente conectada de 7,4% e em uma rede fracamente conectada de 4,7%.
Abstract: In reactive Wireless Sensor Networks (WSNs) the necessary redundancy to cover the area of interest that the sensor configuration requires makes it possible for more than one sensor to detect the same event in a same area at the same time. This redundancy motivates the adoption of static and dynamic coordination techniques to achieve a balancing the processing of events by the nodes in order to increase the network lifetime. This work deals with the development of an automated parameter selection strategy in a load-balanced algorithm for bioinspired WSN, called Ant-based. A genetic algorithm was developed and an acceleration technique of this algorithm was implemented. The results showed that for networks in which the nodes are randomly distributed in the space of interest, it was possible to obtain more efficient parameters. The new algorithm configuration parameters obtained better performance than the original parameters for a strongly connected network of 7.4% and in a weakly connected network of 4.7%.
Keywords: Redes de sensores sem fio
Balanceamento de carga
Bioinspiradas
Algoritmo genético
Wireless sensor networks
Load balancing
Bio-inspired
Genetic algorithm
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Desenvolvimento Tecnológico
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Computação
Citation: BRAGA, Matheus Lorenzato. Aplicação de Algoritmos Genéticos na Configuração de Parâmetros em Técnica Bioinspirada para Balanceamento de Carga em RSSF. 2018. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Computação, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4356
Issue Date: 30-Oct-2017
Appears in Collections:Pós-Graduação em Computação: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Matheus_Lorenzato_Braga.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons