Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4585
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos
Other Titles: Dynamic geometry environment and its semiotic potential: an approach in the teaching of complex numbers
metadata.dc.creator: Paulo, Rafael dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cardoso, Marleide Coan
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa que tem por objetivo investigar como o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra interfere na abordagem dos números complexos quando se mobilizam distintas representações semióticas em situações de ensino. Para compor o quadro teórico da pesquisa os estudos de Duval (2003 e 2009) que versam sobre os Registros de Representação Semiótica fundamentarão as análises e discussões em torno da seguinte questão - utilizar o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra para abordar as representações gráficas dos números complexos torna o aprendizado significativo? Os encaminhamentos metodológicos apoiam-se nos pressupostos da Engenharia de Didática cunhada por Artigue propostas pela metodologia, assim sendo, nas análises preliminares foram abordados aspectos epistemológicos, didáticos e históricos sobre o ensino dos números complexos. Na segunda fase, concepção e análise a priori, foram organizados um conjunto de atividades que englobam o objeto matemático, isto é, os números complexos, cada atividade é descrita e precedida das hipóteses que foram formuladas por meio da articulação entre o software de Matemática Dinâmica e fundamentação teórica. A base de dados e informações para posterior análise e validação da pesquisa é composta por observações do professor-pesquisador no caderno de campo, registros dos cadernos dos participantes da pesquisa e as produções salvas no GeoGebra. Os resultados apontaram que a utilização do ambiente de geometria dinâmica interfere no entendimento das unidades significativas e visuais das representações semióticas inerentes aos números complexos.Também se verificou quando da utilização de registros dinâmicos o nível de congruência entre as representações aumenta.
Abstract: Não apresenta
Keywords: Números complexos
Semiótica
Matemática
Dinâmica
GeoGebra
Complex numbers
Semiotics
Dynamic
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Física e Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Citation: PAULO, Rafael dos Reis. Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4585
Issue Date: 19-Mar-2019
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação Matemática: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d_2017___Rafael.pdf3,56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons