Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4726
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Formação continuada de professores de geografia e saberes construídos na prática pedagógica: experiências apresentadas nos Encontros Sobre Poder Escolar
Other Titles: Continuing education of teachers of geography and knowledge built in pedagogical practice: experiences presented at Encontros Sobre Poder Escolar.
metadata.dc.creator: Silva, Letícia Fonseca da
metadata.dc.contributor.advisor1: Carlos, Lígia Cardoso
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação teve como objetivo problematizar os saberes docentes construídos na prática do ensino de Geografia, a partir da ação de formação continuada de professores realizada no município de Pelotas - RS, chamada Encontros sobre o Poder Escolar. O eixo teórico do trabalho é a concepção de formação continuada como uma dimensão coletiva, sem ignorar a pessoa do professor e a organização escolar, favorecendo a produção de saberes no interior da profissão e ampliando as possibilidades de autonomia profissional. O percurso metodológico adotado na pesquisa, no âmbito da pesquisa qualitativa, foi a análise documental e a entrevista narrativa. Os dados coletados a partir dos anais dos encontros, contendo os resumos de trabalhos apresentados por professores da Educação Básica, e a entrevista narrativa com uma docente participante do evento, indicam a importância formativa dos espaços de trocas de experiências entre os pares. Estes espaços formativos evidenciam que os saberes da profissão são construídos, também, no cotidiano de trabalho e que os professores desenvolvem uma disposição para investir na profissão quando têm as suas experiências reconhecidas e consideradas como integrantes da formação docente.
Abstract: The objective of this dissertation was to problematize the teachers' knowledge built in the practice of Geography teaching, based on the action of continuous training of teachers held in the municipality of Pelotas - RS, called Encontros sobre o Poder Escolar. The theoretical axis of work is a manual of continuous training as a collective measure, without ignoring a profession and a school organization, favoring the production of knowledge within the profession and expanding the possibilities of professional coordination. The methodological course adopted in the research, in the space of qualitative research, was a documentary analysis and a narrative interview. The data were made available in the annals of the meetings, containing the curricula of the work of the Basic Education teachers, and a narrative interview with a teacher participating in the event, indicating the importance of spaces for exchanging experiences among peers. These formative spaces show that the knowledge of the profession is also built in the daily work and that teachers develop a willingness to invest in the profession when they have their experiences recognized and considered as part of the teacher training.
Keywords: Formação de professores
Formação continuada
Ensino de Geografia
Saberes docentes
Teacher training
Continuing education
Geography teaching
Teacher knowledge
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: SILVA, Letícia Fonseca da. Formação Continuada de Professores de Geografia e Saberes Construídos na Prática Pedagógica: Experiências Apresentadas nos Encontros Sobre Poder Escolar. 2018. 139f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4726
Issue Date: 11-May-2018
Appears in Collections:PPGeo: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leticia_Fonseca_Silva_Dissertação.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons